Educomunicação popular e periférica e o reconhecimento das periferias

Autores

  • Juliana Salles de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.220378

Palavras-chave:

Comunicação, Educação popular, Educomunicação, Periferia, Território

Resumo

Em ambientes de educação não-formal nas periferias urbanas latino-americanas, iniciativas de educomunicação têm sido realizadas por coletivos de comunicação, em especial a partir da década de 2010. Nesse contexto, emerge a questão: como esse tipo de educomunicação contribui para o reconhecimento dos territórios periféricos? Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar ações de coletivos de comunicação que visam ao reconhecimento institucional, social, político e cultural de tais territórios. A investigação foi desenvolvida por meio de um estudo de caso comparativo entre processos educacionais em coletivos de comunicação nas cidades de São Paulo (Brasil) e Medellín (Colômbia).

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Biografia do Autor

  • Juliana Salles de Souza, Universidade de São Paulo

    Doutoranda no Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), linha de pesquisa “Comunicação e Cultura”, desde 2020, mestre pelo mesmo programa (2019) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (2015).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Souza, J. S. de. (2023). Educomunicação popular e periférica e o reconhecimento das periferias. Revista Extraprensa, 16(Especial), 54-70. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.220378