Produção do mundo colonial: homo sacer, a produção da vida nua e necropolítica

Autores

  • Denis Martins Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.220408

Palavras-chave:

Colonialismo, Vidas nuas, Necropolítica, Raça e racismo

Resumo

Este artigo pretende investigar as estruturas de violência, brutalidade e destruição que constituíram o processo de colonização. Para tal empreitada, analisamos o conceito de violência colonial de Frantz Fanon, os conceitos de Homo sacer e vidas nuas de Giorgio Agamben, e o conceito de necropolítica desenvolvido por Achille Mbembe. Nosso objetivo central é verificar como as nações colonizadoras se utilizaram de instrumentos mortíferos de dominação soberana para reduzir os territórios colonizados e sua população a condições absolutas de exploração e matabilidade. Além disso, analisamos como o poder colonial, por meio de sua soberania e de seu poder de promover legalmente um estado permanente de exceção, produziu corpos atrelados a um sistema de inclusão-exclusiva, ou seja, indivíduos e populações inteiras incluídos em um sistema de exclusão, em prol do desenvolvimento do capitalismo e da modernidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denis Martins, Universidade de São Paulo

    Professor; especialista na produção do território paulistano; organização social, espacial e política das periferias da cidade de São Paulo; raça, racismo e Educação antirracista. Geógrafo; mestre e doutorando pelo Programa de Mudança Social e Participação Política - PROMUSPP (USP), com ênfase em Educação antirracista e decolonialidade do saber.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 34 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio negro no Brasil: processo de um racismo mascarado. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Martins, D. (2023). Produção do mundo colonial: homo sacer, a produção da vida nua e necropolítica. Revista Extraprensa, 16(Especial), 87-103. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.220408