Os aglomerados e as redes de colaboração no campo de produção cultural e criativo: uma comparação entre o trabalho criativo na Europa e América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231256

Palavras-chave:

Aglomerados urbanos, Campo de produção cultural e criativa, Subcampo de produção cultural, Subcampo de produção de inovação e consumo

Resumo

Este artigo procura apresentar alguns dos resultados da pesquisa Os aglomerados e as redes de colaboração para a economia da cultura – uma comparação entre o trabalho criativo na Europa e América Latina. Ela consiste em um comparativo entre aglomerados urbanos localizados em cidades latino-americanas e europeias com o intuito de compreender suas características, seus ecossistemas e como as políticas públicas locais, nacionais e regionais influenciam os seus processos de sustentabilidade, relação com o território e produção. Para realizar esta pesquisa foram utilizadas como referencial teórico as ferramentas de análises desenvolvidas por Pierre Bourdieu, que permitiu estabelecer categorias de análises e, assim, compreender as diferentes dinâmicas que compõem os subcampos de produção cultural e inovação e consumo utilizadas para analisar os aglomerados e seus processos dentro do campo de produção cultural e criativa desses dois continentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Poli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Insituto de Geografia

    Pós-doutora pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutora em Comunicação pela mesma instituição. Mestre em Comunicação Social, área de concentração Relações Públicas, Propaganda e Turismo, pela ECA/USP. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente adjunta do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

AVDIKOS, Vasilis; MERKEL, Janet. Supporting open, shared and collaborative workspaces and hubs: recent transformations and policy implications. Urban Research and Practice, London, v. 13, n. 3, p. 348-357, 2020.

BANDINELLI, Carolina; GANDINI, Alessandro. Hubs vs networks in the creative economy: towards a ‘collaborative individualism’. In: GILL, Rosalind; PRATT, Andy; VIRANI, Tarek. (ed.). Creative hubs in question: dynamics of virtual work. Cham: Palgrave Macmillan, 2019. p. 89-111.

Benson, Rodney. Field theory in comparative context: A new paradigm for media studies. Theory and Society, Berlin, v. 28, p. 463-498, 1999. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1006982529917

Besson, Raphael. Role and limits of third places in the fabrication of contemporary cities. Territoire en Mouvement, Lille, v. 51, 2021. DOI : https://doi.org/10.4000/tem.8345

Bourdieu, Pierre. The forms of capital. In: Richardson, John (ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood, 1986. p. 241-258.

Bourdieu, Pierre. The field of cultural production: essays on art and literature. Cambridge: Polity Press, 1993.

Bourdieu, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BURRET, Antoine. Tiers-lieux: et plus si affinités. Paris: FYP Éditions, 2016.

Chaminade, Cristina; Vang, Jan. Globalisation of knowledge production and regional innovation policy: Supporting specialized hubs in the Bangalore software industry. Research Policy, Amsterdam, v. 37, n. 10, p. 1684-1696, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2008.08.014

DECHAMP, Gaëlle; PELISSIER, Maud. Les communs de connaissance dans les fablabs: mythe ou réalité? Revue française de gestion, [s. l.], v. 45, n. 279, p. 97-112, 2019.

FERILLI, Guido; SACCO, Pier Luigi; BLESSI, Giorgio Tavano. Cities as creative hubs: from the instrumental to the functional value of culture-led local development. In: GIRARD, Luigi Fusco; BAYKAN, Tüzin; NIJKAMP, Peter. (ed.). Sustainable city and creativity: promoting creative urban initiatives. Farnham: Ashgate, 2012. p. 245-270.

Garnham, Nicholas; Willians, Raymond. Pierre Bourdieu and the sociology of culture: an introduction. Media, Culture & Society, California, v. 2, n. 3, p. 209-223, 1980.

GRODACH, Carl; CURRID-HALKETT, Elizabeth; FOSTER, Nicole; MURDOCH, James. The location patterns of artistic clusters: A metro- and neighborhood-level analysis. Urban Studies, London, v. 51, n. 13, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0042098013516523

Hesmondhalgh, David. Bourdieu, the media and cultural production. Media, Culture & Society, California, v. 28, n. 2, p. 211-231, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443706061682

Lampel, Joseph; Shamsie, Jamal. Capabilities in motion: new organizational forms and the reshaping of the Hollywood movie industry. Journal of Management Studies, Hoboken, v. 40, n. 8, p. 2189-2210, 2003. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1467-6486.2003.00417.x

LANDRY, Charles. The creative city: a toolkit for urban innovators. London: Earthscan, 2000.

LEVY-WAITZ, Patrick. Rapport tiers-lieux un défi pour les territoires. Paris: France tiers-lieux, 2018.

LEVY-WAITZ, Patrick. Nos territoires en action: dans les tiers-lieux se fabrique notre avenir! Paris: France tiers-lieux, 2021.

MARKUSEN, Ann. Urban development and the politics of a creative class: evidence from a study of artists. Environment and Planning A: Economy and Space, Thousand Oaks, v. 38, n. 10, p. 1921-1940, 2006. DOI: https://doi.org/10.1068/a38179

MARKUSEN, Ann; WASSALL, Gregory; DENATELE, Douglas; COHEN, Randy. Defining the creative economy: industry and occupational approaches. Economic Development Quarterly, London, v. 22, n. 1, p. 24-45, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0891242407311862

POLI, Karina. O campo de produção cultural e criativo: uma leitura através da teoria dos campos de Bordieu. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 81-103. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.189478

POLI, Karina ; Magkou, Matina; Pélissier, Maud. Participação social e espaços culturais intermediário nas políticas culturais contemporâneas: um breve olhar para França e Brasil. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 15, n. 2, p. 82-100, 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/pcr.v15i2.49520

PRATT, Andy. Creative cities: the cultural industries and the creative class. Geografiska Annaler, Hoboken, v. 90, n. 2, p. 107-117, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0467.2008.00281.x

PRATT, Andy; VIRANI, Taek. The creative SME: a cautionary tale. Creativeworks London Working Paper, London, n. 14, p. 1-20, 2015.

REIS, Ana Carolina. Cidades Criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-08042013-091615/. Acesso em: 12 fev. 2025.

SAVANOVIĆ, Aleksandra; OREL, Marko. The role of creative hubs in the freelance labour market. Brussels: European Creative Hubs Network, 2018.

SCOTT, Allen. The Cultural Economic: Geography and creative Field, of Creativity. Media Culture and Society, London, v. 21, n. 6, 1999. DOI: https://doi.org/10.1177/016344399021006006

TURINO, Célio. Pontos de cultura: o Brasil de cima para baixo. São Paulo: Ed. Anita Garibaldi, 2010.

VIRANI, Tarek. Re-articulating the Creative Hub concept as a model for business support in the local creative economy: the case of Mare Street in Hackney. Creativeworks London Working Paper, London, n. 12, p. 1-24, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Poli, K. (2024). Os aglomerados e as redes de colaboração no campo de produção cultural e criativo: uma comparação entre o trabalho criativo na Europa e América Latina. Revista Extraprensa, 18(1), 339-361. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231256