Os aglomerados e as redes de colaboração no campo de produção cultural e criativo: uma comparação entre o trabalho criativo na Europa e América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231256Palavras-chave:
Aglomerados urbanos, Campo de produção cultural e criativa, Subcampo de produção cultural, Subcampo de produção de inovação e consumoResumo
Este artigo procura apresentar alguns dos resultados da pesquisa Os aglomerados e as redes de colaboração para a economia da cultura – uma comparação entre o trabalho criativo na Europa e América Latina. Ela consiste em um comparativo entre aglomerados urbanos localizados em cidades latino-americanas e europeias com o intuito de compreender suas características, seus ecossistemas e como as políticas públicas locais, nacionais e regionais influenciam os seus processos de sustentabilidade, relação com o território e produção. Para realizar esta pesquisa foram utilizadas como referencial teórico as ferramentas de análises desenvolvidas por Pierre Bourdieu, que permitiu estabelecer categorias de análises e, assim, compreender as diferentes dinâmicas que compõem os subcampos de produção cultural e inovação e consumo utilizadas para analisar os aglomerados e seus processos dentro do campo de produção cultural e criativa desses dois continentes.
Downloads
Referências
AVDIKOS, Vasilis; MERKEL, Janet. Supporting open, shared and collaborative workspaces and hubs: recent transformations and policy implications. Urban Research and Practice, London, v. 13, n. 3, p. 348-357, 2020.
BANDINELLI, Carolina; GANDINI, Alessandro. Hubs vs networks in the creative economy: towards a ‘collaborative individualism’. In: GILL, Rosalind; PRATT, Andy; VIRANI, Tarek. (ed.). Creative hubs in question: dynamics of virtual work. Cham: Palgrave Macmillan, 2019. p. 89-111.
Benson, Rodney. Field theory in comparative context: A new paradigm for media studies. Theory and Society, Berlin, v. 28, p. 463-498, 1999. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1006982529917
Besson, Raphael. Role and limits of third places in the fabrication of contemporary cities. Territoire en Mouvement, Lille, v. 51, 2021. DOI : https://doi.org/10.4000/tem.8345
Bourdieu, Pierre. The forms of capital. In: Richardson, John (ed.). Handbook of theory and research for the sociology of education. New York: Greenwood, 1986. p. 241-258.
Bourdieu, Pierre. The field of cultural production: essays on art and literature. Cambridge: Polity Press, 1993.
Bourdieu, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BURRET, Antoine. Tiers-lieux: et plus si affinités. Paris: FYP Éditions, 2016.
Chaminade, Cristina; Vang, Jan. Globalisation of knowledge production and regional innovation policy: Supporting specialized hubs in the Bangalore software industry. Research Policy, Amsterdam, v. 37, n. 10, p. 1684-1696, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2008.08.014
DECHAMP, Gaëlle; PELISSIER, Maud. Les communs de connaissance dans les fablabs: mythe ou réalité? Revue française de gestion, [s. l.], v. 45, n. 279, p. 97-112, 2019.
FERILLI, Guido; SACCO, Pier Luigi; BLESSI, Giorgio Tavano. Cities as creative hubs: from the instrumental to the functional value of culture-led local development. In: GIRARD, Luigi Fusco; BAYKAN, Tüzin; NIJKAMP, Peter. (ed.). Sustainable city and creativity: promoting creative urban initiatives. Farnham: Ashgate, 2012. p. 245-270.
Garnham, Nicholas; Willians, Raymond. Pierre Bourdieu and the sociology of culture: an introduction. Media, Culture & Society, California, v. 2, n. 3, p. 209-223, 1980.
GRODACH, Carl; CURRID-HALKETT, Elizabeth; FOSTER, Nicole; MURDOCH, James. The location patterns of artistic clusters: A metro- and neighborhood-level analysis. Urban Studies, London, v. 51, n. 13, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0042098013516523
Hesmondhalgh, David. Bourdieu, the media and cultural production. Media, Culture & Society, California, v. 28, n. 2, p. 211-231, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443706061682
Lampel, Joseph; Shamsie, Jamal. Capabilities in motion: new organizational forms and the reshaping of the Hollywood movie industry. Journal of Management Studies, Hoboken, v. 40, n. 8, p. 2189-2210, 2003. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1467-6486.2003.00417.x
LANDRY, Charles. The creative city: a toolkit for urban innovators. London: Earthscan, 2000.
LEVY-WAITZ, Patrick. Rapport tiers-lieux un défi pour les territoires. Paris: France tiers-lieux, 2018.
LEVY-WAITZ, Patrick. Nos territoires en action: dans les tiers-lieux se fabrique notre avenir! Paris: France tiers-lieux, 2021.
MARKUSEN, Ann. Urban development and the politics of a creative class: evidence from a study of artists. Environment and Planning A: Economy and Space, Thousand Oaks, v. 38, n. 10, p. 1921-1940, 2006. DOI: https://doi.org/10.1068/a38179
MARKUSEN, Ann; WASSALL, Gregory; DENATELE, Douglas; COHEN, Randy. Defining the creative economy: industry and occupational approaches. Economic Development Quarterly, London, v. 22, n. 1, p. 24-45, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0891242407311862
POLI, Karina. O campo de produção cultural e criativo: uma leitura através da teoria dos campos de Bordieu. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 81-103. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.189478
POLI, Karina ; Magkou, Matina; Pélissier, Maud. Participação social e espaços culturais intermediário nas políticas culturais contemporâneas: um breve olhar para França e Brasil. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 15, n. 2, p. 82-100, 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/pcr.v15i2.49520
PRATT, Andy. Creative cities: the cultural industries and the creative class. Geografiska Annaler, Hoboken, v. 90, n. 2, p. 107-117, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0467.2008.00281.x
PRATT, Andy; VIRANI, Taek. The creative SME: a cautionary tale. Creativeworks London Working Paper, London, n. 14, p. 1-20, 2015.
REIS, Ana Carolina. Cidades Criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-08042013-091615/. Acesso em: 12 fev. 2025.
SAVANOVIĆ, Aleksandra; OREL, Marko. The role of creative hubs in the freelance labour market. Brussels: European Creative Hubs Network, 2018.
SCOTT, Allen. The Cultural Economic: Geography and creative Field, of Creativity. Media Culture and Society, London, v. 21, n. 6, 1999. DOI: https://doi.org/10.1177/016344399021006006
TURINO, Célio. Pontos de cultura: o Brasil de cima para baixo. São Paulo: Ed. Anita Garibaldi, 2010.
VIRANI, Tarek. Re-articulating the Creative Hub concept as a model for business support in the local creative economy: the case of Mare Street in Hackney. Creativeworks London Working Paper, London, n. 12, p. 1-24, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karina Poli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.