A racialidade como estrutura de uma futura nação brasileira: ensaiando entre contrato racial e dispositivo de racialidade no Brasil Colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231878

Palavras-chave:

Contrato racial, Racialidade, Colonialidade

Resumo

Este estudo investiga os conceitos de contrato racial, de Charles Mills, e de dispositivo de racialidade, de Sueli Carneiro, analisando a articulação destes no contexto brasileiro. Por meio de revisão de literatura, examinou-se como a colonialidade estruturou a exclusão racial, moldando hierarquias sociais e epistemológicas. A pesquisa destaca o impacto histórico do racismo estrutural e suas implicações na construção de saberes e subjetividades. A análise relaciona as teorias com o legado colonial brasileiro e propõe reflexões críticas sobre a persistência das desigualdades raciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wheber Mendes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Licenciado em História na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Psicanalista membro do Sankofa Psicanálise. Membro do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin-UFS).

  • Acássia Anjos dos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

    Professora adjunta de Língua Espanhola na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFS. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Letras e graduada em Letras Português/Espanhol (UFS). Integra o GT21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – Educação e Relações Étnico-Raciais. Membra do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

CORTESÃO, J. A carta de Pero Vaz de Caminha. Lisboa Portugália, 1967. Disponível em: http://nonio.eses.pt/brasil/. Acesso em: 14 maio 2025.

DIÉGUES JÚNIOR, Manoel. O Banguê nas Alagoas: traços da influência do sistema econômico do engenho de açúcar na vida e na cultura regional. Rio de Janeiro: Instituto do Açúcar e do Álcool, 1949.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro (A origem do “mito da modernidade”). Petrópolis: Vozes, 1993.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 16. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017

MILLS, Charles. O contrato racial. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde: Pedago: Mulemba, 2013.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Pensamento social negro radical Latino-Americano

Como Citar

Santos, W. M. dos, & Rosa, A. A. dos S. (2024). A racialidade como estrutura de uma futura nação brasileira: ensaiando entre contrato racial e dispositivo de racialidade no Brasil Colonial. Revista Extraprensa, 18(1), 122-145. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231878