Offside: reflexões de gênero nas aulas de Educação Física

Autores

  • Alexandre Junior Mendes da Silva Universidade de Cuiabá
  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231905

Palavras-chave:

Cinema, Educação física, Ensino médio, Gênero, Pensamento crítico

Resumo

Este estudo apresenta o relato de experiência com o filme Offside como ferramenta pedagógica para promover reflexões sobre gênero e esporte em aulas de Educação Física. A pesquisa, realizada com estudantes do Ensino Médio, utilizou um questionário baseado na metodologia de Napolitano para analisar as percepções dos alunos após a exibição do filme. Os resultados indicam que a utilização do cinema como recurso didático estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção de conhecimentos sobre questões sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Junior Mendes da Silva, Universidade de Cuiabá

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá (PPGEn Unic). Docente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e especialista em Pedagogia do Esporte. Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). 

  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Universidade de Cuiabá

    Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Comunicação Social (Umesp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá (PPGEn Unic). 

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Pensamento social negro radical Latino-Americano

Como Citar

Silva, A. J. M. da, & Voltolini, A. G. M. F. da F. (2024). Offside: reflexões de gênero nas aulas de Educação Física. Revista Extraprensa, 18(1), 277-289. https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.231905