Jornalismo de posição e disputas discursivas sobre a educação pública: o caso do Ideb 2023 no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2025.238427

Palavras-chave:

Educação, Mídias Sociais, Desinformação, Polarização, Pós-verdade

Resumo

Este artigo analisa como o jornalismo de posição e os discursos de usuários nas mídias sociais constroem sentidos sobre a educação pública, a partir da repercussão dos dados do Ideb 2023 no Instagram da Folha de S. Paulo e do jornal O Povo. Utiliza-se a Análise de Discurso para interpretar os comentários, identificando formações discursivas ligadas a celebrações, descrença, desinformação e polarização. O estudo revela como os dados educacionais são apropriados politicamente e disputados simbolicamente nas mídias sociais, refletindo crises de credibilidade, tensões ideológicas e conflitos em torno da memória histórica e da legitimidade dos indicadores públicos.

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Biografia do Autor

  • Luan Pazzini Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ). Mestre em Ciências da Comunicação e graduado Comunicação Social - Jornalismo pela UNISINOS. 

  • Thalita Gabriele Moura Vieira, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda em Sociologia (Linha: Política, Economia e Sociedade) e Bacharela em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFC. Pós-graduada em Mídias e Educação pelo IFSULDEMINAS.

  • Renan de Lima da Silva, Universidade de Caixias do Sul

    Doutor e pós-doutorando em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre pelo mesmo programa (2015) e graduado em Gestão do Turismo pela UNIPAMPA (2012). Integrante do AMORCOMTUR. 

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Bittencourt, L. P., Vieira, T. G. M., & Silva, R. de L. da. (2025). Jornalismo de posição e disputas discursivas sobre a educação pública: o caso do Ideb 2023 no Instagram. Revista Extraprensa, 19(Especial), e025013. https://doi.org/10.11606/extraprensa2025.238427