Brasil: Nunca Mais: releituras
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2025.240728Palavras-chave:
Brasil: Nunca Mais, Conselho Mundial de Igrejas, Dom Paulo Evaristo Arns, Testemunho, Um Milagre, Um Universo: o acerto de contas com os torturadoresResumo
Brasil: Nunca Mais (1985) é uma obra canônica da memória social sobre a ditadura civil-militar brasileira. Trata-se de um desdobramento do Projeto Brasil: Nunca Mais, iniciativa secreta da Arquidiocese de São Paulo, financiada pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que reuniu, entre 1979 e 1985, documentação produzida pelo Estado brasileiro, no âmbito da Justiça Militar, sobre a prática da tortura. Um Milagre, Um Universo: o acerto de contas com os torturadores (1990), livro-reportagem de Lawrence Weschler, foi pioneiro em desvendar a gênese do Projeto. Brasil: Nunca Mais Digital (2013), por sua vez, virtualizou-o, incorporando a ele o Acervo do CMI. O artigo propõe o cotejo de documentos do CMI com o discurso factual de Lawrence Weschler e, contiguamente, a análise do prefácio de dom Paulo Evaristo Arns a Brasil: Nunca Mais, via teoria do testemunho (Felman). Pretende-se, assim, discutir a abordagem testemunhal da obra canônica, bem como contribuir com novas chaves para sua interpretação.
Downloads
Referências
ARNS, Dom Evaristo Cardeal. Um movimento novo e singular. In: LIMA, Samarone. Clamor: a vitória de uma conspiração brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
ARNS, Don Paulo Evaristo. Perfil dos atingidos. In: PROJETO Brasil: Nunca mais. São Paulo: Faculdade de Direito da USP, 1985. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/nunca/05.pdf. Acesso em: 15 jul. 2025.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1985.
ARQUIVO EDGARD LEUENROTH. AEL Guia 2009. Campinas, SP: UNICAMP; IFCH/AEL, 2009.
BARRENTO, João. Limiares sobre Walter Benjamin. Florianópolis, SC: EdUFSC, 2013.
BERGAMO, Monica. Podcast Nunca Mais estreia e revive operação clandestina que revelou torturas da ditadura. Folha de São Paulo, 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/07/podcast-nunca-mais-estreia-e-revive-operacao-clandestina-que-revelou-torturas-da-ditadura.shtml. Acesso em: 15 jul. 2025.
BRASIL. Lei n° 1.802, de 05 de janeiro de 1953. Lei de Crimes Contra o Estado e a Ordem Política e Social. Define os crimes contra o Estado e a Ordem Política e Social, e dá outras providências. Presidência da República, Brasília, DF, 5 jan. 1953. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/legislacao/128791/lei-de-crimes-contra-o-estado-e-a-ordem-politica-e-social-lei-1802-53. Acesso em: 15 jul. 2025.
COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Relatório. Brasília, DF: CNV, 2014. v. 1. Disponível em https://www.gov.br/memoriasreveladas/pt-br/assuntos/comissoes-da-verdade/volume_1_digital.pdf. Acesso em: 31 out. 2025.
DERRIDA, Jacques. Poétique et politique du témoignage. Paris: Éditions de L’Herne, 2005.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: EdUSP, 2017.
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Marcio. (org.). Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000. p.13-71.
FIGUEIREDO, Lucas. Lugar nenhum: militares e civis na ocultação de documentos da ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LEITE, Paulo Moreira. A mulher que era o general da casa: histórias da resistência civil à ditadura. Porto Alegre: Arquipélago, 2012.
LIMA, Samarone. Clamor: a vitória de uma conspiração brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
PEDRETTI, Lucas; SILVA, Natália e THOMSON-DEVEAUX, Flora. Tempo Negro: o crime de Paulo José. Apresentação de Branca Vianna. Rio de Janeiro: Rádio Novelo, 03 abril 2025. Podcast. Disponível em: https://radionovelo.com.br/originais/apresenta/tempo-negro/. Acesso em 20 jul. 2025.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas, SP: EdUNICAMP, 2003.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas, SP: EdUNICAMP, 2022.
SILVA, Amanda Romanelli. Brasil: nunca mais: imprensa, transição política e memórias da ditadura. 2021. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
VANNUCHI, Camilo. Nunca Mais. Apresentação de Camilo Vannuchi. Rio de Janeiro: Realização NAV Reportagens e Prerrogativas, 3 abril 2025. Podcast. Disponível https://www.youtube.com/playlist?app=desktop&list=PLOkeUddYkvPA3jY1uANFx2nUJ8UEe3veA.Acesso em 20 jul. 2025
WESCHLER, Lawrence. Um milagre, um universo: o acerto de contas com os torturadores. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Liniane Haag Brum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.