v. 14 n. 1 (2020): Carnaval: cultura e a educação das relações étnico-raciais – imagem do íbero-ásio-afro-ameríndio

					Visualizar v. 14 n. 1 (2020): Carnaval: cultura e a educação das relações étnico-raciais – imagem do íbero-ásio-afro-ameríndio

Os artigos aqui apresentados refletem sobre o carnaval apropriado como expressão da cultura de matriz africana. O sentido de subversão e diferenciação assume a perspectiva das relações raciais. O contexto sistêmico de opressão racista contra negras e negros no Brasil expresso, por exemplo, pela subalternização na vida profissional, política, econômica, é subvertido no cenário cultural não apenas com a presença negra no protagonismo dos eventos carnavalescos, mas com a impressão das marcas de uma cultura que, segundo Muniz Sodré, é dimensão essencial da cultura brasileira. Assim, o carnaval expressa alegremente a imagem real de um país que se denega - um país "amefricano".

Publicado: 2020-12-12

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação

    Dennis de Oliveira
    6-6
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.181581

Dossiê: Carnaval

  • Dimensões lúdico-sagradas e resistências das congadas em Lambari (MG)

    Aline Guerra da Costa, Cláudia Maria Ribeiro, Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
    8-26
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173824
  • Sincretismo de um carnaval no Rio das Pérolas: o caso de Macau

    Ana Maria Saldanha
    27-45
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175071
  • El carnaval en los Andes: una aproximación a la fertilidad de sus sentidos

    Andrea Chamorro Pérez
    46-63
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.176175
  • La jardinera, emblemática comparsa carnavalesca del barrio “Jesús María” de la Habana en Cuba

    Eduardo Franscico Freyre Roach, Adolfo Ramos Lamar, Jesse da Cruz
    64-91
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.178446
  • Uma análise comparativa do carnaval de Salvador e do “Pequeno Brasil”- Quelimane

    Elielba Nascimento Reis, Jorge Ferrão
    92-106
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173606
  • Trabalho e carnaval: experiências vividas por crianças e adolescentes em situação de rua

    Fábio Santos de Andrade, Silvana Viana Andrade
    107-120
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175949
  • Dança dos mascarados: resistência e elegância de movimentos

    Ivoneides Maria Amaral, Benedito Dielcio Moreira
    121-132
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175060
  • Afrofolias: notas sobre a presença negra no carnaval de Salvador

    Paulo Miguez
    133-147
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175297
  • Do Carnaval em Portugal: para a compreensão de algumas permeabilidades culturais e sociais entre o Brasil e Portugal: da música à ressemantização social através da construção de um figurino

    Paulo Morais Alexandre
    148-169
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175306
  • O Cortejo das rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da água

    Selma Pereira, Pilar Pérez, Adérito Fernandes-Marcos
    170-191
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.176388
  • A Fantasia de Carnaval: um ensaio a partir de Hegel e Freud

    Adriano Bueno Kurle
    193-211
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173536
  • O humanismo negro, sua cultura e o carnaval

    Ivan Cotrim
    212-230
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175022
  • Análise crítica do manuscrito El Cacique de Andacollo, de Pablo Galleguillos (1931)

    Rafael Contreras Mühlenbrock, Rafael González Romero, Daniel González Hernández
    231-253
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.178027
  • O carnaval educa: um olhar a partir da primeira capital do Brasil

    Anderson Brasil, Alexandre Siles Vargas
    254-273
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.174451
  • Escolas de samba: comunicação e pedagogia a resistência do quilombismo

    Celso Luiz Prudente, Haroldo Costa
    274-294
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.174392
  • Negros saberes em festa: Ilê Aiyê e Olodum e suas (trans)formações

    Jusciele Conceição Almeida de Oliveira, Simone de Jesus Santos
    295-312
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173597
  • Maracatu: uma marca cultural ibero-ásio-afro-ameríndia no carnaval do nordeste

    Celso Luiz Prudente, Neudson Johnson Martinho, Darcilene Célia Silva
    313-327
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.174628
  • Relação entre as escolas de samba, os bailes black paulistanos e o hip hop

    João Batista de Jesus Félix
    329-340
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.176215
  • Representações, representatividades e dismorfias: midiatização das identidades

    Ricardo Alexino Ferreira
    341-352
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.175019
  • Orfeu no Carnaval: ensaio sobre as adaptações da peça Orfeu da Conceição

    Rogério de Almeida
    353-370
    DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.173549