Televisualidades da matriz religiosa espírita na telenovela brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.150469Palavras-chave:
Estilo Televisivo, Espiritualidade, TelenovelasResumo
Este trabalho busca investigar quais marcas televisuais estão presentes na conformação das chamadas telenovelas espíritas e quais fatores socioculturais justificam tais construções. Sustentados nos estudos visuais e no estilo televisivo, identificamos produções que reverberam aspectos como reencarnação, pluralidade das existências, condição espiritual dos seres e atuação sobre médiuns como categorias fundamentais e em poroso diálogo com o imaginário nacional acerca da espiritualidade. Buscamos entender a especificidade do meio televisivo ao tratar de uma mediação tão arraigada em nossas sociedades latinas: a religiosidade.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.