A ficção televisiva colombiana na memória de seus protagonistas
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.151022Palavras-chave:
Cultura, Ficção televisiva colombiana, Memória, Televisão colombiana, TelevisãoResumo
O artigo procura entender a configuração da ficção televisiva colombiana a partir da memória de personagens que participaram desse cenário e cujas falas aparecem em diferentes produtos. Sem perder de vista que as falas são parte de uma reconstrução seletiva do passado e uma narrativa sobre a ficção, buscamos identificar características, transformações, rupturas e continuidades da teleficção colombiana, considerando as tensões entre a indústria televisiva e a vida social, cultural e política do país. A análise revelou um imaginário de duas televisões nacionais, dadas nos modelos misto e privado, que gerou também dois tipos de teleficção. Este panorama aponta de maneira reflexiva para um conjunto de transformações em relação a um projeto de nação, liderado pelo Estado e sustentado na diversidade, que se enfraqueceu gradualmente diante de interesses de mercado.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.