Educação e televisão: contribuições para a formação e a emancipação humana a partir da metodologia freiriana

Autores

  • Rafael Bertoldi dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Jaqueline Maissiat Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153329

Palavras-chave:

educação, televisão, emancipação humana, metodologia freiriana

Resumo

À educação impende fomentar a formação e a autonomia intelectual do sujeito que, por sua vez, poderá intervir de maneira crítica sobre a realidade. Nesta perspectiva, temos como objetivo pensar uma metodologia de trabalho de ensino reflexivo entre professores e alunos do Ensino Médio, em ambientes de aprendizagem, a partir da criticidade sobre a produção da TV e seus indicadores sociais.

Resultados parciais apontam a necessidade de aprofundamento, tanto em relação à formação desse espectador, quanto às ferramentas de persuasão televisivas. Concluímos, por ora, a importância de desmistificar a universalidade das narrativas da TV numa perspectiva contra-hegemônica, que se concretizará numa formação de professores, onde será produzido e validado, coletivamente, um produto educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Bertoldi dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Pesquisador do TécPrática (Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas) do CEFOR/IFES, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

  • Jaqueline Maissiat, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Professora do IFES no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), onde atua no Mestrado em Ensino de Humanidades e Pós-Graduação em Prática Pedagógica para Professores, participa do Grupo TecPrática (Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas), do Núcleo de Estudos em Subjetivação, Tecnologia e Arte (Nesta/UFRGS). Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância e da Sociedade Brasileira de Computação.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT4 - Metodologia participativa e pesquisas sobre movimentos sociais

Como Citar

Santos, R. B. dos, & Maissiat, J. (2019). Educação e televisão: contribuições para a formação e a emancipação humana a partir da metodologia freiriana. Revista Extraprensa, 12, 696-709. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153329