Tecnologia no norte equatoriano: Yachay na economía naranja

Autores

  • Paulo Celso da Silva Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153358

Palavras-chave:

Yachay, Constituição, Buen Vivir, Economía Naranja

Resumo

Yachay, que em quéchua significa aprende e conhece, é a cidade do conhecimento do Equador. O projeto inicia-se em 2012 e deverá concluir-se em 2040 com a Área Metropolitana de Yachay completa. Localizado ao norte do país, em terras estritamente agrícolas, causou transtornos para a população local que foi transferida de suas terras com a promessa do desenvolvimento dos setores de Inovação, Criatividade pesquisa e empreendedorismo, porém, em uma perspectiva socioética na qual as comunidades, territórios e economia podem ter seu potencial ampliado, conforme reza a constituição do país, conhecida como Sumak Kawsay, ou Buen Vivir. Este artigo oferece resultados iniciais de pesquisa ao mostrar como a Constituição do Equador está sendo desenvolvida nesse território, tendo em vista que o conteúdo do texto prevê ao Estado promover e impulsionar a ciência, a tecnologia, as artes, os saberes ancestrais e em geral as atividades da iniciativa criativa comunitária associativa, cooperativa e privada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Celso da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO)

    Formado em Geografia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (atual UNISO), mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo no Departamento de Geografia Humana e Pós doutorado pela Universitat de Barcelona (2001-2002) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Professor titular da Universidade de Sorocaba (desde 1995) e do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura -Uniso (2006). Líder do Grupo de Pesquisa em Mídias e Cidades - Midcid (CNPq). Em 2018 publicou o livro Comunicação, ARTE e culturas: (re)leituras e (re)flexões (Ed. Jogo de Palavras/Provocare).

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Silva, P. C. da. (2019). Tecnologia no norte equatoriano: Yachay na economía naranja. Revista Extraprensa, 12, 96-112. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153358