Tecnologia no norte equatoriano: Yachay na economía naranja
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153358Palavras-chave:
Yachay, Constituição, Buen Vivir, Economía NaranjaResumo
Yachay, que em quéchua significa aprende e conhece, é a cidade do conhecimento do Equador. O projeto inicia-se em 2012 e deverá concluir-se em 2040 com a Área Metropolitana de Yachay completa. Localizado ao norte do país, em terras estritamente agrícolas, causou transtornos para a população local que foi transferida de suas terras com a promessa do desenvolvimento dos setores de Inovação, Criatividade pesquisa e empreendedorismo, porém, em uma perspectiva socioética na qual as comunidades, territórios e economia podem ter seu potencial ampliado, conforme reza a constituição do país, conhecida como Sumak Kawsay, ou Buen Vivir. Este artigo oferece resultados iniciais de pesquisa ao mostrar como a Constituição do Equador está sendo desenvolvida nesse território, tendo em vista que o conteúdo do texto prevê ao Estado promover e impulsionar a ciência, a tecnologia, as artes, os saberes ancestrais e em geral as atividades da iniciativa criativa comunitária associativa, cooperativa e privada.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.