Lugar de conflito e força na comunidade periurbana Lagoa Azul 2

Autores

  • Lucimara Maria de Souza Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
  • Cilene Gomes Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153393

Palavras-chave:

comunidade, urbanização desigual, periferia, Lagoa Azul 2

Resumo

O artigo consiste em uma reflexão teórica sobre os conceitos de comunidade, espaço, território usado e lugar, a partir de uma compreensão geral sobre a problemática da urbanização desigual e segregação socio espacial de comunidades periurbanas, e de pesquisa empírica realizada na Comunidade Lagoa Azul 2, em Jacareí, SP. Com a finalidade de validar a perspectiva do humanismo concreto, pondera-se sobre a necessidade de constituição e fortalecimento da força de resistência comunitária e a emergência de potenciais de organização dos moradores para enfrentarem e vencerem as dificuldades próprias da vida nas periferias – lugares desatendidos pelo Estado e estigmatizados socialmente – e os conflitos naturais oriundos da convivência comunal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucimara Maria de Souza, Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

    Graduada em Gestão Ambiental, mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela Univap – Universidade do Vale do Paraíba. 

  • Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, Mestre e Doutora em Geografia Humana pela mesma universidade e docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Univap – Universidade do Vale do Paraíba.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

de Souza, L. M., & Gomes, C. (2019). Lugar de conflito e força na comunidade periurbana Lagoa Azul 2. Revista Extraprensa, 12, 558-573. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153393