Oh Minas Gerais, Oh linda La Paz: identidades no discurso cancional

Autores

  • Carlos Jáuregui Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Nísio Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153497

Palavras-chave:

canção, hino, identidade, nação, tradição

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão do cenário em que símbolos de identidades nacionais e locais têm sido evocados como estratégia política, este trabalho analisa o caso da canção (Oh) Minas Gerais, que poderá tornar-se hino oficial do Estado, caso seja aprovada uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Recuperamos a trajetória da peça musical que também se tornou hino não-oficial da cidade boliviana de La Paz e conta com versões anteriores em outras línguas, dentre as quais, destacamos variantes cantadas em inglês, italiano e russo. A partir da contextualização de suas origens (mesmo que imprecisas) e da análise de melodia e letra, em articulação com seus contextos de produção e circulação, propomo-nos a refletir sobre variações e recorrências, concentrando-nos nos valores e afetos convocados na construção das identidades mineira e paceña que são sugeridas em forma de música e nos aspectos cancionais que favorecem sua consolidação como um “hino”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Jáuregui, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Professor do departamento de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona disciplinas e desenvolve pesquisa na área de rádio, linguagem sonora e música popular. É doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e músico com atuação como compositor e instrumentista.

  • Nísio Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integra grupo de ensino, pesquisa e extensão sobre ruídos, sonoridades e canções e mantém, na rádio Universitária UFMG Educativa 104,5 FM (www.ufmg.br/radio) dois programas voltados para a canção brasileira.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Jáuregui, C., & Teixeira, N. (2019). Oh Minas Gerais, Oh linda La Paz: identidades no discurso cancional. Revista Extraprensa, 12, 152-169. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153497