Cotidiano e espetáculo: territórios e narrativas em disputa na Cracolândia

Autores

  • Camila Campos de Almeida Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)
  • Fernando Túlio Salva Rocha Franco Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV/SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153510

Palavras-chave:

Cracolândia, disputa socioterritorial, narrativas contra-hegemônicas, intervenção urbana

Resumo

A área conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, é historicamente marcada por políticas e intervenções urbanas que ameaçam a permanência popular no território. A disputa socioterritorial que permeia a região central da cidade se configura, também historicamente, como uma disputa narrativa e, neste trabalho, o objetivo é entender como produção simbólica e produção do espaço se relacionam. A pesquisa é norteada pela perspectiva da antropóloga Taniele Rui acerca das ações do Estado no território, que seriam de duas naturezas: performáticas, de caráter público e espetacular, normalmente midiatizadas; e cotidianas, de caráter privado e rotineiro, quase sempre invisibilizadas. Tendo como base essa conceituação, buscou-se entender como narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas são construídas a partir do cotidiano e do espetáculo no processo de disputa do território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Campos de Almeida, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)

    Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e especializada em Planejamento e Gestão de Cidades, pela Universidade de São Paulo (2017). Mestranda do programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da FAUUSP, onde se dedica a analisar as disputas socioterritoriais no centro de São Paulo. Pesquisa financiada inicialmente pela CAPES e, atualmente, pela FAPESP. Tem experiência em produção e edição de conteúdo para revistas e trabalhou como repórter de política internacional e sociedade da revista Exame, na Editora Abril. Também atuou como repórter da revista Superinteressante e do jornal Diario de Pernambuco. Temas de interesse: disputas socioterritoriais; diversidade; resistências; deslocamentos; centros urbanos.

  • Fernando Túlio Salva Rocha Franco, Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV/SP)

    Presidente do IAB-SP, arquiteto urbanista formado pela FAUUSP, mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e pesquisador pelo LabCidade/FAUUSP. Foi Assessor do gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (2013-16).

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Almeida, C. C. de, & Franco, F. T. S. R. (2019). Cotidiano e espetáculo: territórios e narrativas em disputa na Cracolândia. Revista Extraprensa, 12, 596-612. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153510