Do-in cultural no Jardim Pedramar: arte no bairro como expressão da comunidade

Autores

  • Claudia Regina Lemes Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP)
  • Paulo Roxo Barja Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153893

Palavras-chave:

arte, comunidade, cultura popular, educação ambiental, literatura

Resumo

Este artigo apresenta um projeto cultural realizado no bairro Jardim Pedramar, na periferia de Jacareí (SP), em 2018, tendo obtido financiamento via Lei de Incentivo Fiscal. O projeto foi direcionado a estudantes da rede pública e propiciou a estes estudantes contato com atividades culturais em cada um dos locais visitados no bairro: Biblioteca Comunitária, Capela de São Benedito, Praça Guarani e Gruta dos Crioulos. Todas as etapas do projeto foram registradas por escrito, em foto e através de vídeo por participantes da equipe executora. Foram criados pôsteres com poemas em métrica de cordel apresentando as atividades propostas: leitura, graffiti, Moçambique e conscientização ambiental. A poesia popular serviu como elemento de ligação das atividades e dos pontos visitados. O projeto aponta um caminho que pode nortear políticas públicas culturais: a utilização de espaços públicos na expressão comunitária e integração de um bairro periférico ao município pela via da Cultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Regina Lemes, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP)

    Possui mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2009). MBA em Gestão Empresarial em Educação - pela Universidade Federal Fluminense (2016) Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Thereza Porto Marques. (2005) É professora e autora de livros literários. Diretora na Secretaria Estadual de Educação. Interessada em estudos sobre gênero, violência e educação, Teoria Crítica. Frequentou no primeiro semestre de 2017, como aluna especial no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo as disciplinas: Seminário Avançado de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Socioemocional II; Preconceito, Indivíduo e Cultura. Frequenta atualmente (segundo semestre de 2017) no no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo as disciplinas: O Olhar para a Diferença e o Diferente: Questões Sobre o Uso da Fotografia e do Vídeo em Pesquisa de Psicologia; Teoria Crítica e Violência: a Formação para a Barbárie no Mundo Administrado. Frequenta atualmente a disciplina: Psicologia e Ideologia: Análise da Dimensão Psicológica da Ideologia na Perspectiva da Teoria Crítica, no IPUSP - Como aluna especial.

  • Paulo Roxo Barja, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

    PRB – Docente-pesquisador da UNIVAP desde 2002, onde atua nas áreas de Estatística, Modelamento matemático e Análise crítica de mídia. Autor/criador dos Cordéis Joseenses com mais de 10 livros publicados, é doutor em Ciências pela Unicamp, com pós-doutorado pela USP.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT2 - Comunicação, cultura e diversidade

Como Citar

Lemes, C. R., & Barja, P. R. (2019). Do-in cultural no Jardim Pedramar: arte no bairro como expressão da comunidade. Revista Extraprensa, 12, 397-416. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153893