Do-in cultural no Jardim Pedramar: arte no bairro como expressão da comunidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153893Palavras-chave:
arte, comunidade, cultura popular, educação ambiental, literaturaResumo
Este artigo apresenta um projeto cultural realizado no bairro Jardim Pedramar, na periferia de Jacareí (SP), em 2018, tendo obtido financiamento via Lei de Incentivo Fiscal. O projeto foi direcionado a estudantes da rede pública e propiciou a estes estudantes contato com atividades culturais em cada um dos locais visitados no bairro: Biblioteca Comunitária, Capela de São Benedito, Praça Guarani e Gruta dos Crioulos. Todas as etapas do projeto foram registradas por escrito, em foto e através de vídeo por participantes da equipe executora. Foram criados pôsteres com poemas em métrica de cordel apresentando as atividades propostas: leitura, graffiti, Moçambique e conscientização ambiental. A poesia popular serviu como elemento de ligação das atividades e dos pontos visitados. O projeto aponta um caminho que pode nortear políticas públicas culturais: a utilização de espaços públicos na expressão comunitária e integração de um bairro periférico ao município pela via da Cultura.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.