A regra e o jogo: identidade, hegemonia e politicas públicas para as culturas populares no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153959

Palavras-chave:

Cultura Popular Tradicional, Politicas Públicas, Identidade, Hegemonia, Gestão Cultural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pesquisar a relação entre as dinâmicas das culturas populares de tradição oral, particularmente as de matriz africana, e as políticas culturais implementadas no Brasil a partir dos anos 2000, as quais trazem para a agenda pública este importante segmento. A partir da abordagem psicopolítica da consciência e participação política e da visão crítica sobre os discursos contemporâneos em torno da cultura como produto, desenvolvimento econômico, da prática tecnicista e gerencial no campo da gestão cultural, assim como por meio de pesquisa exploratória teórica e conceitual aplicada aos referenciais teóricos dos direitos culturais, conceito gramsciano de hegemonia e das teorias da reprodução cultural e pesquisa empírica entre os integrantes da Rede das Culturas Populares e Tradicionais, analisaremos o impacto de tais políticas, construídas no bojo do Estado burguês - marcadas, portanto, pela lógica do mercado e pela burocracia no acesso ao fomento - na organização e na construção da subjetividade de indivíduos e comunidades de tradição oral. Aborda-se, por fim, o problema dos critérios de avaliação de políticas culturais, profundamente marcados pela instrumentalização, refletindo-se sobre a adequação das categorias analíticas utilizadas para avaliar os processos culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henry Alexandre Durante Machado, Programa de Integração da América Latina. Universidade de São Paulo (PROLAM/USP)

    Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (ECA-USP), com Especialização em Gestão de Projetos Culturais (Celacc-USP) e Gestão Cultural (Universidade de Girona, Espanha). Mestre em Ciências pelo Programa de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP (2015). Doutorando pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM) da Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP.

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT4 - Metodologia participativa e pesquisas sobre movimentos sociais

Como Citar

Machado, H. A. D. (2019). A regra e o jogo: identidade, hegemonia e politicas públicas para as culturas populares no Brasil contemporâneo. Revista Extraprensa, 12, 760-782. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153959