Raça e representação: ecos no facebook de um engodo racial na política

Autores

  • Luciana Fernanda Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.156791

Palavras-chave:

Racismo à brasileira, Representação, Eleições 2018

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre representação do negro a partir de um conflito de ocorrido durante um debate político que gerou constrangimento entre candidatos ao governo do Rio de Janeiro (2018), quando a candidata Márcia Tiburi afirmou que não havia negros competindo pelo cargo. Em resposta, o concorrente Romário respondeu: “eu sou o negro desse debate”. Como gatilho para as reflexões, utilizamos a participação política no Facebook, investigando, através dos comentários, qual(is) imaginário(s) social(is) permeia(m) sobre o pertencimento racial de um candidato negro, que, para ter sua identidade racial reconhecida pelo outro, precisa estar enquadrado nos padrões pré-estabelecidos por um conjunto de regras e práticas específicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Fernanda Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Graduada em Letras pelo Mackenzie. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidae Federal Fluminense. Membro do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos N.E.G.R.A (Depto. Sociologia/UFF) e o LAMIDE (Mídia, Democracia e Instituições Políticas).

Referências

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT2 - Comunicação, cultura e diversidade

Como Citar

Silva, L. F. (2019). Raça e representação: ecos no facebook de um engodo racial na política. Revista Extraprensa, 12, 505-519. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.156791