Estética depois de Adorno: entre progresso e autonomia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v30i1p147-162Palavras-chave:
modernismo , Teoria crítica, estética, autonomiaResumo
Este artigo busca avaliar criticamente a recepção da estética de Theodor Adorno, considerando dois conceitos fundamentais: o de autonomia e o de progresso. Analisaremos como a obra de Adorno foi associada a uma perspectiva unilateral do modernismo, na medida em que sua concepção de arte autônoma estaria supostamente fundada no progresso técnico. Nossa hipótese é a de que tal recepção perdeu de vista a crítica do progresso sustentada pela estética adorniana. Assim, aventamos uma leitura distinta, recuperando a crítica do progresso em Adorno para pensar uma noção de autonomia da arte capaz de contribuir com debates recentes sobre arte contemporânea.
Downloads
Referências
Adorno, T. W. (1977). Gesammelte Schriften, Band 10.1: Kulturkritik und Gesellschaft I: Prismen. Ohne Leitbild. Suhrkamp Verlag.
Adorno, T. W. (1992). “Progresso”. Tradução de Gabriel Cohn. Lua Nova, n.27.
Adorno, T. W. (1995). Frankfurter Adorno Blätter III. Organizado e editado por Theodor Adorno Archiv. München: edition text+kritik.
Adorno, T. W. (2003). Gesammelte Schriften, Band 7: Ästhetische Theorie. (R. Tiedemann, Ed.). Suhrkamp Verlag
Allen, A. (2016). The End of Progress. Nova Iorque: Columbia University Press.
Bürger, P. (1988). O Declínio da Era Moderna. Tradução de Heloísa Jahn. Novos Estudos, 20. Recuperado de: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-20/#58dacc60704fa. Acesso em: 05 mar. 2025.
Graf, R. (2016). Totgesagt und nicht gestorben: die Persistenz des Fortschritts im 20. und 21. Jahrhundert. Traverse: Zeitschrift für Geschichte = Revue d'histoire, 23, 91-103. https://doi.org/10.5169/seals-650835
Hansen, M. (1992). Mass Culture as Hieroglyphic Writing: Adorno, Derrida, Kracauer. New German Critique, 56, 43–73. https://doi.org/10.2307/488328
Hohendahl, P. (1984). Autonomy of Art: Looking Back at Adorno’s Ästhetische Theorie. In Foundations of the Frankfurt School of Social Research. Routledge.
Hohendahl, P. (1992). “Introduction: Adorno Criticism Today”. New German Critique, 56, 3-15. https://doi.org/10.2307/488326
Huyssen, A. (1986). After the great divide. Bloomington: Indiana University Press.
Huyssen, A. (2014). Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto.
Jauss, H. R. (2016). Der literarische Prozess des Modernismus von Rousseau bis Adorno. In Habermas, J., Friedeburg, L. (Orgs.) Adorno-Konferenz 1983. Frankfurt: Suhrkamp Verlag.
Koselleck, R. (2006). Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas & Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto.
Menke, C.; Rebentisch, J. (2006). “Einleitung: Die Gegenwart des Fortschritts“. In: Menke, C.; Rebentisch, J. (Orgs.) Kunst, Fortschritt, Geschichte. Berlim: Kulturverlag Kadmos.
Miller, T. (2014). Modernism and the Frankfurt School, Edinburgh: Edinburgh UP.
Osborne, P. (2013). Anywhere or not at all: Philosophy of Contemporary Art. Nova Iorque: Verso.
Patriota, R. (1981). Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico. (Tese de doutorado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas – UNICAMP-, Campinas, São Paulo). Recuperado de: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641923. Acesso em: 05 mar. 2025.
Rebentisch, J. (2003). Aesthetik der Installation. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag.
Rohn, M. (2007). Clement Greenberg and the Postwar Modernist Canon: Minimizing the Role of Germany and Northern Europe. In
McBride, P., McCormick, R., Zagar, M. (Eds.) Legacies of Modernism. Nova Iorque: Palgrave Macmillan.
Wellmer, A. (1985). Zur Dialektik von Moderne und Postmoderne: Vernunftkritik nach Adorno. Frankfurt: Surhrkamp Verlag.
Wellmer, A. (2005). “Über Negativität und Autonomie der Kunst: Die Aktualität von Adornos Ästhetik und blinde Flecken seiner Musikphilosophie”. In Honneth, A. (2005). Dialektik der Freiheit: Frankfurter Adorno-Konferenz 2003. Frankfurt: Suhrkamp.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raquel Patriota

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
As informações e conceitos emitidos em textos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos anteriores a 5 de julho de 2018 e posteriores a julho de 2021 estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-ND, exceto os publicados entre as datas mencionadas, que estão sob a licença CC BY-NC-SA. A permissão para tradução por terceiros do material publicado sob a licença CC BY-NC-ND poderá ser obtida com o consentimento do autor ou autora.
Políticas de acesso aberto - Diadorim