Estética depois de Adorno: entre progresso e autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v30i1p147-162

Palavras-chave:

modernismo , Teoria crítica, estética, autonomia

Resumo

Este artigo busca avaliar criticamente a recepção da estética de Theodor Adorno, considerando dois conceitos fundamentais: o de autonomia e o de progresso. Analisaremos como a obra de Adorno foi associada a uma perspectiva unilateral do modernismo, na medida em que sua concepção de arte autônoma estaria supostamente fundada no progresso técnico. Nossa hipótese é a de que tal recepção perdeu de vista a crítica do progresso sustentada pela estética adorniana. Assim, aventamos uma leitura distinta, recuperando a crítica do progresso em Adorno para pensar uma noção de autonomia da arte capaz de contribuir com debates recentes sobre arte contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adorno, T. W. (1977). Gesammelte Schriften, Band 10.1: Kulturkritik und Gesellschaft I: Prismen. Ohne Leitbild. Suhrkamp Verlag.

Adorno, T. W. (1992). “Progresso”. Tradução de Gabriel Cohn. Lua Nova, n.27.

Adorno, T. W. (1995). Frankfurter Adorno Blätter III. Organizado e editado por Theodor Adorno Archiv. München: edition text+kritik.

Adorno, T. W. (2003). Gesammelte Schriften, Band 7: Ästhetische Theorie. (R. Tiedemann, Ed.). Suhrkamp Verlag

Allen, A. (2016). The End of Progress. Nova Iorque: Columbia University Press.

Bürger, P. (1988). O Declínio da Era Moderna. Tradução de Heloísa Jahn. Novos Estudos, 20. Recuperado de: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-20/#58dacc60704fa. Acesso em: 05 mar. 2025.

Graf, R. (2016). Totgesagt und nicht gestorben: die Persistenz des Fortschritts im 20. und 21. Jahrhundert. Traverse: Zeitschrift für Geschichte = Revue d'histoire, 23, 91-103. https://doi.org/10.5169/seals-650835

Hansen, M. (1992). Mass Culture as Hieroglyphic Writing: Adorno, Derrida, Kracauer. New German Critique, 56, 43–73. https://doi.org/10.2307/488328

Hohendahl, P. (1984). Autonomy of Art: Looking Back at Adorno’s Ästhetische Theorie. In Foundations of the Frankfurt School of Social Research. Routledge.

Hohendahl, P. (1992). “Introduction: Adorno Criticism Today”. New German Critique, 56, 3-15. https://doi.org/10.2307/488326

Huyssen, A. (1986). After the great divide. Bloomington: Indiana University Press.

Huyssen, A. (2014). Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto.

Jauss, H. R. (2016). Der literarische Prozess des Modernismus von Rousseau bis Adorno. In Habermas, J., Friedeburg, L. (Orgs.) Adorno-Konferenz 1983. Frankfurt: Suhrkamp Verlag.

Koselleck, R. (2006). Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas & Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto.

Menke, C.; Rebentisch, J. (2006). “Einleitung: Die Gegenwart des Fortschritts“. In: Menke, C.; Rebentisch, J. (Orgs.) Kunst, Fortschritt, Geschichte. Berlim: Kulturverlag Kadmos.

Miller, T. (2014). Modernism and the Frankfurt School, Edinburgh: Edinburgh UP.

Osborne, P. (2013). Anywhere or not at all: Philosophy of Contemporary Art. Nova Iorque: Verso.

Patriota, R. (1981). Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico. (Tese de doutorado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas – UNICAMP-, Campinas, São Paulo). Recuperado de: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641923. Acesso em: 05 mar. 2025.

Rebentisch, J. (2003). Aesthetik der Installation. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag.

Rohn, M. (2007). Clement Greenberg and the Postwar Modernist Canon: Minimizing the Role of Germany and Northern Europe. In

McBride, P., McCormick, R., Zagar, M. (Eds.) Legacies of Modernism. Nova Iorque: Palgrave Macmillan.

Wellmer, A. (1985). Zur Dialektik von Moderne und Postmoderne: Vernunftkritik nach Adorno. Frankfurt: Surhrkamp Verlag.

Wellmer, A. (2005). “Über Negativität und Autonomie der Kunst: Die Aktualität von Adornos Ästhetik und blinde Flecken seiner Musikphilosophie”. In Honneth, A. (2005). Dialektik der Freiheit: Frankfurter Adorno-Konferenz 2003. Frankfurt: Suhrkamp.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Patriota, R. (2025). Estética depois de Adorno: entre progresso e autonomia. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 30(1), 147-162. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v30i1p147-162