Dogmatismo e Antidogmatismo: Kant na sala de aula

Autores

  • Rubens Rodrigues Torres Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i7p67-86

Palavras-chave:

Kant, Dogmatismo, Antidogmatismo

Resumo

Este é, em linhas gerais, o esquema de uma aula que, perante uma classe pouco numerosa de História da Filosofia Moderna III, visava introduzir o tema do curso. A maneira sintética que foi obrigado a adotar, pela circunstância, para essa finalidade, levou o professor à ilusão de que isso poderia interessar a mais gente e, imitando o gesto de Antônio Candido, a dar uma forma escrita ao conteúdo da preleção, que pretendia tão-somente estabelecer alguns poucos pontos – de resto, bastante pacíficos – de um momento decisivo no desenvolvimento do pensamento ocidental. A preparação desta aula foi grandemente facilitada pela leitura de alguns ensaios de Gérard Lebrun, agora reunidos em livro com o título Era uma Vez em Königsberg.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens Rodrigues Torres Filho, Universidade de São Paulo
    Professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2001-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Torres Filho, R. R. (2001). Dogmatismo e Antidogmatismo: Kant na sala de aula. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 7, 67-86. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i7p67-86