Crença, razão e entendimento segundo o realismo de F. H. Jacobi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v19i1p169-188Palavras-chave:
Jacobi, Kant, Filosofia transcendental, Aufklärung, Realismo, IdealismoResumo
F. H. Jacobi permanece uma figura controversa na história da filosofia. Mesmo substancialmente presente nos debates que seguiram à publicação da Crítica da Razão Pura, sendo um dos mais radicais críticos da Crítica, Jacobi segue como uma figura de fundo, como se o seu ponto de vista não viesse de um corpo filosófico próprio. Entretanto, um olhar atento a suas obras mostra o contrário. Razão e entendimento, lógica e os fundamentos da ciência, são reconsiderados sob uma nova luz: a crença é a base de todo conhecimento, e nesse sentido a própria ciência é um saber de “segunda mão”. Gostaríamos aqui de apresentar tais conceitos e mostrar a maneira pela qual eles se voltam contra o idealismo crítico.
Downloads
Referências
BECKENKAMP, J. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. pp. 7-66.
DELEUZE, G. Spinoza. Philosophie Pratique. Paris: Les Editions de Minuit. 2003.
DI GIOVANNI, G. Friedrich Heinrich Jacobi. [online]. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2010. Edward N. Zalta (ed.), disponibilidade: http://plato.stanford.edu/archives/spr2010/entries/friedrich-jacobi. Acessado em: Nov/2012.
ESPINOSA, B. Tratado da reforma da inteligência. Tradução, introdução e notas de Lívio Teixeira. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
HEGEL, G. W. F. Recension des œuvres de F. H. Jacobi. Tradução e notas sob a direção de André Doz. Paris: Librarie Philosophique J. VRIN, 1976.
HUME, D. Investigações sobre o Entendimento Humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
JACOBI, F.H. David Hume et la Croyance: Idéalisme et Réalisme. Introduit, traduit et annoté par Louis Guillermit. Paris: Librarie Philosophique J. VRIN, 2000.
JACOBI, F.H. Sur l’entreprise du criticisme de ramener la raison à l’entendement et de donner à la philosophie une nouvelle orientation. Suivi de Lettre à Fichte. Introduzido, traduzido e anotado por Patrick Cerutti. Paris: Librarie Philosophique J. VRIN, 2009.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão, Introdução e notas de Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 7ª Edição, 2010.
MALHERBE, M. Qu’est-ce que la causalité? - Hume et Kant. Paris: Librairie Philosophique J. VRIN, 1994.
NIETZSCHE, F. Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral. In: Obras Incompletas. Coleção Os Pensadores. Seleção de textos de Gerárd Lebrun; tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. 4ª Edição. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SPINOZA, B. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Thiago Magalhães Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
As informações e conceitos emitidos em textos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos anteriores a 5 de julho de 2018 e posteriores a julho de 2021 estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-ND, exceto os publicados entre as datas mencionadas, que estão sob a licença CC BY-NC-SA. A permissão para tradução por terceiros do material publicado sob a licença CC BY-NC-ND poderá ser obtida com o consentimento do autor ou autora.
Políticas de acesso aberto - Diadorim