Foucault: de Binswanger a Kant
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v19i2p131-148Palavras-chave:
Foucault, Kant, Binswanger, antropologia, condições de existênciaResumo
Foucault interessa-se, nos anos 1950, pela obra de Binswanger. Ela lhe parece contornar as aporias da psicologia. Contudo, no desenvolvimento dessa analítica da existência Foucault nota dificuldades que o levam a retomar Kant, por meio de uma leitura de sua Antropologia de um ponto de vista pragmático. Pretendo recompor os termos dessa mudança de perspectiva a fim de circunscrever questões decisivas para o estabelecimento da filosofia de Foucault. O ponto fundamental está no estatuto das condições de existência. Essas condições escapam, por princípio, à existência tomada como signo, pois não podem ser encontradas aquém da tripartição de uma filosofia transcendental.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. Dits et écrits (1954-1988), 2 volumes. Paris: Gallimard, 2001.
___________. Introduction à l’Anthropologie de Kant. Thèse complémentaire pour le doctorat ès Lettres. Paris: VRIN, 2008.
___________. Qu’est-ce que la Critique? [critique et Aufklärung]. In: Bulletin de la Société Française de Philosophie, séance du 27 Mai 1978, 84 année, n. 2, avril-juin, 1990.
HEIDEGGER, M. Meu caminho para a fenomenologia. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
KANT, I. Anthropologie du point de vue pragmatique. Traduit et prefacé par Michel Foucault. Paris: VRIN, 2002.
KANT, I. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Martins Fontes.
LEBRUN, G. Kant e o fim da metafísica (1970). Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LEBRUN, G. Note sur la Phénoménologie dans Les Mots et les Choses. In: Michel Foucault Philosophe, Rencontre Internationale, Janvier 1988. Paris: Seuil, 1989.
PRIMO LEVI, É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As informações e conceitos emitidos em textos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos anteriores a 5 de julho de 2018 e posteriores a julho de 2021 estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-ND, exceto os publicados entre as datas mencionadas, que estão sob a licença CC BY-NC-SA. A permissão para tradução por terceiros do material publicado sob a licença CC BY-NC-ND poderá ser obtida com o consentimento do autor ou autora.
Políticas de acesso aberto - Diadorim