Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Cada número da revista conterá, no mínimo, 7 (sete) e, no máximo, 10 (dez) artigos. Pesquisadores doutores são os autores preferenciais da revista. Trabalhos produzidos por pesquisadores de outros níveis de formação serão aceitos sempre que em coautoria com um pesquisador doutor ou, excepcionalmente, em publicação de autoria única. Neste último caso, os artigos não devem ultrapassar a proporção de 7 por 1 na relação com o total de trabalhos aceitos por número.

Como política indicativa, a Revista divulga trabalhos de pesquisadores estrangeiros, dedicando, para essa finalidade, 40% do total de artigos publicados em cada número.

I. Diretrizes gerais

1. Os textos submetidos à Revista terão, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas e obedecerão às normas de formatação expostas em (II) e (III) a seguir;

2. Uso de Inteligência Artificial

No momento da submissão, no campo "Comentário ao editor", e em uma seção final do artigo (cf. modelo de submissão abaixo), o autor deve declarar que não foi feito uso de IA na redação do texto e, caso tenha havido uso de IA nos aspectos metodológicos, como criação de figuras, transcrições etc., sinalizar no que a IA auxiliou.

3. Devem ser enviados dois originais em formato .docx ou .pdf: um, sem identificação do(s) autor(es); outro, com identificação do(s) autor(es) (nome, filiação acadêmica e e-mail).

4. Nos originais sem identificação, o(s) autor(es) devem obrigatoriamente tirar o seu nome do texto e remover os dados pessoais do arquivo. Para este fim, consultar o seguinte tutorial: https://support.microsoft.com/pt-br/office/v%C3%ADdeo-remover-dados-pessoais-de-arquivos-17b30a75-206f-44e0-9de3-afeedbf6bfa1

5. Os dois originais devem ser inseridos na aba "2. Transferência do manuscrito". Nessa aba, no menu "Enviar arquivo", seguir o caminho:  "Enviar arquivo > Carregar arquivo da submissão > Componentes do artigo". No campo "Componentes do artigo", escolher "Texto do artigo sem identificação", selecionar o arquivo em seu computador, pressionar "Enviar arquivo" e depois, "Continuar". Em seguida, repetir o procedimento, desta vez escolhendo "Texto do artigo com identificação";

6. Sempre que tiverem os trabalhos aprovados com modificações, os autores devem ater-se às recomendações do(s) avaliadore(s), sendo vedadas alterações substanciais não previstas nas recomendações recebidas;

7. Plágio

FLP utiliza softwares disponíveis para verificação de similaridade de conteúdo/política de plágio, com avaliação técnica da equipe editorial. Leva-se em consideração o sistema de pontuação de similaridade codificada por porcentagem, tal como exposto abaixo (cf. Integridade e prevenção do Plágio):

0% – 24%: Indicado por um ícone azul ou verde, o que significa que pouco ou nenhum texto correspondente foi encontrado.
25% – 49%: Indicado por um ícone amarelo, sugerindo uma quantidade moderada de texto correspondente.
50% – 74%: Indicado por um ícone laranja, revelando uma quantidade substancial de texto correspondente.
75% – 100%: Indicado por um ícone vermelho, significando um alto grau de correspondência de texto.

Com base nos níveis indicados pelo sistema, este periódico só aceitará textos que se classifiquem conforme os seguintes limites percentuais, respectivamente de plágio e de autoplágio:

25% - grau de correspondência máximo com textos de outro(s) autor(es).

40% - grau de correspondência máximo com outros textos do(s) autor(es) do texto submetido.

Os artigos resultantes de teses e dissertações devem explicitar essa informação. Os textos podem ser coincidentes, total ou parcialmente, respeitado o limite de autoplágio proposto.

8. Ética em pesquisa com humanos

A submissão que apresentar resultados de pesquisa com seres humanos desenvolvida no Brasil deverá apresentar em anexo, como documento suplementar, a cópia de documento comprobatório da aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa, bem como o número do processo dessa aprovação deve ser informado no texto.

Para artigos de pesquisa desenvolvida em países estrangeiros, seus autores devem anexar, como documento suplementar, cópia de documento comprobatório de sua aprovação, conforme as regras de observação de ética em pesquisa do país de origem.

II. Normas de formatação para as submissões

1. Os artigos submetidos devem seguir o modelo disponível em formato .docx ("Arquivo > Baixar") ou o template do Overleaf.

Instruções gerais

O nome(s) do(s) autor(es), a filiação e outras informações pessoais devem ser inseridas apenas no arquivo com identificação.

Resumo/Abstract:

– Após o título e o nome do(s) autor(es), o resumo e o abstract aparecem com no mínimo 100 palavras e no máximo 200 palavras.

– Fonte Times New Roman e tamanho 10;

– Alinhamento do parágrafo: justificado;

– Recuos do parágrafo: recuo à esquerda: 2 cm; recuo à direita: 2 cm;

– Espaçamento entre linhas: simples;

– O resumo em inglês aparece depois do resumo e das palavras-chave em português.

Palavras-chave/Keywords:

– Termos 'palavras-chave' e 'keywords' em negrito, o restante do texto, sem negrito; fonte Times New Roman e tamanho: 10;

– Alinhamento do parágrafo: justificado;

– Recuos do parágrafo: recuo à esquerda: 2 cm; recuo à direita: 2 cm;

– Espaçamento entre linhas: simples;

– Obs.: máximo de cinco palavras-chave/keywords, iniciadas por letra maiúscula e seguidas, cada uma, de ponto final. Em palavras-chave compostas, apenas o primeiro termo em maiúscula (salvo nomes próprios ou outras restrições gramaticais); ao indicar séculos, usar algarismos romanos. Exemplo: Filologia. Crítica textual. Português medieval. Século XIV. Diálogos de São Gregório.

Corpo do texto:

– Fonte: Times New Roman e tamanho da fonte: 12;

– Estilos especiais de fonte: nenhum; para estilos em ênfases, ver abaixo;

– Alinhamento do parágrafo: justificado;

– Espaçamento entre linhas: simples.

Referências:

– Fonte: Times New Roman e tamanho da fonte: 10;

– Alinhamento do parágrafo: à esquerda;

– Espaçamento entre linhas: simples;

– Obs.: as referências seguem as normas ABNT (ver detalhamento abaixo). Somente as obras referidas e citadas no texto devem constar nas referências.

Anexos:

– Tamanho da fonte: 10;

– Alinhamento do parágrafo: justificado;

– Espaçamento entre linhas: simples;

– Posição: depois das referências bibliográficas.

Estilos de fonte para ênfases e outros destaques
no corpo do texto, em notas de rodapé e em exemplos
:

– Ênfase de palavras ou grupos de palavras: em negrito; ex.: ...o que, como vimos, nunca se dá.                                                                                

– Palavras e expressões estrangeiras: em itálico; ex.: Analisamos um corpus

– Títulos de obras mencionados no corpo do texto: entre aspas simples; ex.: O autor de ‘Minerva’...

– Acepções, menções e traduções de termos: entre aspas simples; ex.: ....no sentido de ‘água rasa’, ‘espraiada’; a operação merge 'concatenar'

– Citações, remissões a palavras ou trechos de exemplos: entre aspas duplas; ex.: ...como “ele”, no exemplo (2); Segundo autor (XXXX), "a vida é boa".

Obs.:

  • Nas ênfases de palavras ou de grupos de palavras em citações, indicar se a ênfase é do autor do artigo ou do autor do texto citado, após o conjunto de indicação da referência bibliográfica; se a ênfase é do autor do artigo, indicar (grifo nosso); se a ênfase é do autor do texto citado, indicar (grifo do(s) autor(es)). O termo 'grifo' pode referir-se ao itálico, ao negrito ou ao sublinhado.
  • Nas ênfases de palavras ou de grupos de palavras em exemplos, se, em um mesmo exemplo, for necessário distinguir um segundo aspecto, diferente do que já foi enfatizado, escolher as aspas simples como segundo recurso.

Resumo e palavras-chave em espanhol ou em francês:

Se o texto for escrito em espanhol ou em francês, o resumo e as palavras-chave deverão ser na língua do texto. Serão identificados respectivamente como: Resúmen / Abstrait e Palabras clave / Mots clés. Em seguida, virão o Abstract e as Keywords.

Normas ortográficas para artigos em português europeu:

Os artigos escritos em português europeu seguirão as normas ortográficas adotadas oficialmente em Portugal, inclusive nas particularidades que apresentam em relação às normas ortográficas seguidas no Brasil.

Normas de transcrição:

Devem constar obrigatoriamente no texto as normas de transcrição de fontes primárias, orais ou escritas, que forem reproduzidas, ou a referência à sua fonte. As normas devem ser apresentadas em nota de rodapé à transcrição, numeradas sequencialmente (1., 1.1, 2., 2.2 etc.) e alinhadas em contínuo; iniciadas por maiúscula e separadas uma da outra por ponto e vírgula.

Resolução de figuras:

As figuras incluídas no artigo devem ter uma resolução mínima de 200 dpi.


 

III. Normas para as referências bibliográficas e citações

As referências bibliográficas devem vir como último item do artigo, de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023/2018 (Referências) e da ABNT-NBR-10520/2023 (Citações em documentos) e devem conter somente as obras citadas no texto. Para instruções completas, consultar as Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP.

Instruções gerais

– As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada: autor-data;

– Quanto à formatação das referências no final do artigo:

      • Fonte Times New Roman, 10; parágrafo alinhado à esquerda, espaço simples.
      • Sobrenome dos autores em maiúsculas blocadas e o prenome, abreviado; ex.: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989.
      • Formatação especial negrito para títulos ou quaisquer outros elementos das referências.

IV. ORCID

1. A inclusão do iD do ORCID de todos os autores no ato da submissão é obrigatória. 
2. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
3. A inclusão do iD ORCID dá-se com a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, em campo dedicado.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .pdf
  • Declaro e declarei em uma seção final do artigo que não foi feito uso de IA na redação do texto e, caso tenha havido uso de IA nos aspectos metodológicos, como criação de figuras, transcrições etc., sinalizei no que a IA auxiliou.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista/Submissões.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Mestrandos e doutorandos só poderão submeter textos em coautoria com doutores. Graduandos só poderão submeter textos em coautoria com doutores. Neste caso, será aceito somente um artigo por número.
  • Não serão aceitos para publicação trabalhos desenvolvidos em nível de graduação, como TCCs ou relatórios de Iniciação Científica.
  • Quadros, tabelas e figuras estão inseridos no corpo do texto, não no final do documento, na forma de anexos.

Artigos

Política padrão da seção:

Duplicados

Artigos em duplicata, de 2014; arquivados em 6/3/2018

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