Do gerúndio e gerundivo latinos ao gerúndio português: Consensos revisados e descobertas incidentais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v24i1p29-42Palavras-chave:
Gerúndio, Gerundivo, Latim, Português arcaicoResumo
Esta pesquisa busca revisar, à luz de larga base empírica e estudos recentes, o consenso de que o gerúndio português deriva do gerúndio ablativo latino, considerando a hipótese de que o gerundivo latino (idêntico em termos morfológicos) possa ter tido participação na deriva da forma portuguesa. Para tanto, são analisados dados de dois corpora, um de latim, outro de português arcaico, a fim de verificar a extensão e o emprego das formas com a desinência -nd- nessas línguas. Os resultados em geral confirmam o entendimento consensual, embora apresentem algumas descobertas incidentais, como a vasta ocorrência, em latim, de um fenômeno que convertia o gerúndio em gerundivo, a variedade de usos do gerúndio português não coincidentes com os usos do gerúndio latino, além de empregos isolados de formas pseudo-gerundivas em português arcaico.
Downloads
Referências
Almeida NM. Gramática latina. 29.ª ed. São Paulo: Saraiva; 2000.
Ernout A, Thomas F. Syntaxe latine. Paris: Klincksieck; 1951.
Hudson P. Latin frequency dictionary. New York: SPQR Study Guides; 2013.
Lopes GV, et al. Glossário. In: Lopes GV, et al. Cantigas medievais galego-portuguesas. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA; 2011.
Queriquelli LHM. Fundamentos latinos do português brasileiro. Curitiba: Appris; 2018.
Ravizza J. Gramática latina. Rio de Janeiro: Editora CDB; 2020.
Skerlj S. Syntaxe du participe présent et du gérondif en vieil italien. Paris: É. Champion; 1926.
Souza MM. Formas verbo-nominais latinas ressonâncias em português. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia 7. 2003; Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Anais. [citado 23 fev. 2015]. Disponível em: http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno11-08.html.
Williams EB. From Latin to Portuguese: historical phonology and morphology of the Portuguese language. Philadelphia: University of Pennsylvania Press; 1938.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Henrique Milani Queriquelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.