Os erros (orto)gráficos das soantes palatais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v25i1p87-105Palavras-chave:
Soantes palatais, Erro (orto)gráfico, Aquisição da escrita, Fonologia e ortografiaResumo
Este artigo descreve e analisa erros (orto)gráficos das soantes palatais /ʎ, ɲ/, consoantes representadas por <lh> e <nh> no sistema de escrita. os estudos diacrônicos e sincrônicos bem como para a aquisição da linguagem, tanto na fala como na escrita. A base de dados deste estudo é um conjunto de erros extraídos de textos produzidos por crianças das quatro primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular. As análises realizadas adotam uma perspectiva linguística e dialogam com estudos do desenvolvimento fonológico, com o suporte da fonologia autossegmental (Clements e Hume, 1995), e da aquisição da escrita Miranda (2012, 2014). Os erros foram analisados com base nas categorias propostas por Miranda (2020), as quais visam identificar a natureza dos erros encontrados nas escritas alfabéticas iniciais, quais sejam: fonológica, ortográfica ou fonográfica. Os resultados encontrados mostram maior efeito da fonologia das consoantes por processos que se assemelham àqueles observados na aquisição da fala. Observaram-se também casos em que a motivação é de ordem fonográfica como decorrência da dificuldade no estabelecimento de relações grafofônicas relacionadas à complexidade dos dígrafos com H.
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