Era uma vez... O discurso direto na escrita infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v27i1e-239397

Palavras-chave:

Escrita infantil, Discurso direto, Heterogeneidade mostrada, Narrativa

Resumo

Embasando-se nas reflexões de Authier Revuz (2004) a respeito da heterogeneidade enunciativa, este estudo propõe uma análise exploratória do discurso direto (DD), destacando a forma como crianças, na aquisição da escrita, representam diferentes vozes em suas narrativas. O objetivo geral é investigar a emergência do DD na escrita infantil. Esse objetivo foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar se a criança usa e se indica graficamente o DD; caso isso ocorra, (ii) investigar como essa marcação é realizada; e, por fim, (iii) identificar eventuais regularidades e potenciais variações no modo como as crianças registram diferentes vozes presentes em seus textos narrativos. O estudo, de caráter interpretativista, adota uma abordagem descritiva que combina métodos qualitativos e quantitativos. São analisados quarenta e cinco textos elaborados por crianças do Ensino Fundamental I, a partir da proposta “Narração de uma história de suspense”. A análise sinaliza que as crianças, nessa etapa da escolarização, tendem a não registrar, por meio do DD, as vozes que permeiam suas narrativas; quando esse registro acontece, a escrita da criança transita entre o uso criativo de marcas não convencionais e a adesão às convenções normativas/prescritivas.

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Biografia do Autor

  • Milena Machado Martins, Universidade Estadual de Maringá

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM), na área de Estudos  Linguísticos, na linha de Ensino-aprendizagem de línguas.

  • Cristiane Carneiro Capristano, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduada em Letras (Português/Italiano) pela mesma universidade. Fez Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Associada (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2025-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, M. M., & Capristano, C. C. (2025). Era uma vez... O discurso direto na escrita infantil. Filologia E Linguística Portuguesa, 27(1), e-239397. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v27i1e-239397