Oralidade e discurso jornalístico

Autores

  • Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i3p105-120

Palavras-chave:

interação, linguagem formal, linguagem coloquial, marcador conversacional.

Resumo

Neste trabalho, examinarei a oralidade presente no discurso escrito, recorrendo à linguagem jornalística, muito mais receptiva a transformações e exemplificando com textos
dos jornais recolhidos dos jornais Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde, bem como das revistas Veja e Isto é dinheiro. Para tanto, primeiramente farei um breve esboço sobre a linguagem jornalística contemporânea, enfocando suas principais tendências, iniciando a discussão a
partir do papel dos “manuais de redação” e sua filosofia como vestígios de um purismo gramatical, nem sempre seguido à risca pelos jornalistas. A seguir, farei um paralelo entre as duas modalidades da língua: a oral e a escrita, tendo por base o material coletado e apontando
as principais marcas de oralidade no discurso jornalístico. Buscarei evidenciar como tais marcas favorecem o envolvimento do jornalista com o leitor, num suposto diálogo que lembra, por vezes, a narrativa oral.

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Publicado

1999-08-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira Andrade, M. L. da C. V. de. (1999). Oralidade e discurso jornalístico. Filologia E Linguística Portuguesa, 3, 105-120. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i3p105-120