Comentários sobre ortografia em aulas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p251-268Palavras-chave:
Aquisição da escrita. Fonologia. Convenções ortográficas. Oralidade. Letramento.Resumo
Neste artigo, discutimos como a relação criança/língua(gem) se mostra em comentários que elas fazem em suas aulas de alfabetização. Analisamos 17 desses comentários, feitos sobre características fonético-fonológicas da língua. Dessas 17 ocorrências: (a) cinco (29,41%) envolveram a correspondência entre segmentos da língua detectados na fala e seu registro gráfico-fonológico na escrita; (b) sete (41,18%) fizeram alusão ao registro gráfico de características mais específicas desses segmentos; e, finalmente, (c) também cinco (29,41%) referiram-se à estrutura da sílaba. Esses resultados (obtidos de um ponto de vista que concebe o sujeito como constituído pela e constituindo a língua) permitiram observar, por meio dos comentários, como a criança imprime esse modo de constituição da subjetividade na condução das soluções ortográficas apresentadas em seus textos.Downloads
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Publicado
2006-08-02
Edição
Seção
Artigos (Seção Temática)
Licença
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Como Citar
Comentários sobre ortografia em aulas de alfabetização. (2006). Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 251-268. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p251-268