Comentários sobre ortografia em aulas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p251-268Palavras-chave:
Aquisição da escrita. Fonologia. Convenções ortográficas. Oralidade. Letramento.Resumo
Neste artigo, discutimos como a relação criança/língua(gem) se mostra em comentários que elas fazem em suas aulas de alfabetização. Analisamos 17 desses comentários, feitos sobre características fonético-fonológicas da língua. Dessas 17 ocorrências: (a) cinco (29,41%) envolveram a correspondência entre segmentos da língua detectados na fala e seu registro gráfico-fonológico na escrita; (b) sete (41,18%) fizeram alusão ao registro gráfico de características mais específicas desses segmentos; e, finalmente, (c) também cinco (29,41%) referiram-se à estrutura da sílaba. Esses resultados (obtidos de um ponto de vista que concebe o sujeito como constituído pela e constituindo a língua) permitiram observar, por meio dos comentários, como a criança imprime esse modo de constituição da subjetividade na condução das soluções ortográficas apresentadas em seus textos.Downloads
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Publicado
2006-08-02
Edição
Seção
Artigos (Seção Temática)
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Chacon, L. (2006). Comentários sobre ortografia em aulas de alfabetização. Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 251-268. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p251-268






