Emergência e desenvolvimento das relações de causalidade em narrativas de crianças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v12i1p91-104Palavras-chave:
Narrativas, Escolarização, Texto.Resumo
Neste trabalho defendo que as narrativas podem ser instrumentos para avaliar acompetência linguística e comunicativa de crianças na escola por serem bons indicadores da
complexidade sintáctico-semântica, darem informação preciosa sobre competências discursivas,
particularmente construção da referência (nominal e temporal), continuidade tópica, frases
complexas. Por ser o primeiro tipo de texto que as crianças adquirem, deve ser encarado
como um meio importante para desenvolver a consciência meta-textual.
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Publicado
2010-06-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Sousa, O. da C. e. (2010). Emergência e desenvolvimento das relações de causalidade em narrativas de crianças. Filologia E Linguística Portuguesa, 12(1), 91-104. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v12i1p91-104