A representação do movimento no português paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i1p89-125Palavras-chave:
espaço, movimento, semanticização, Português Paulista, Linguística Cognitiva.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o movimento pode ser organizado e representado no Português Paulista em corpora dos séculos XVIII a XX. Para tanto, analiso os padrões de combinação propostos por Talmy (2000b) e a representação dos
pontos do percurso num deslocamento no espaço físico. A análise é qualitativa e quantitativa, e nesse caso, levei em conta as propriedades discursivas dos textos que compõem os corpora, à luz do modelo de Tradições Discursivas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Downloads
Publicado
2011-06-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Kewitz, V. (2011). A representação do movimento no português paulista. Filologia E Linguística Portuguesa, 13(1), 89-125. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i1p89-125






