Flutuação na segmentação de palavras: relações entre constituintes prosódicos e convenções ortográficas na escrita infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v15i2p369-383Palavras-chave:
aquisição da escrita, ortografia, prosódia, oralidade, letramentoResumo
Neste artigo, foram analisadas situações em que (a) uma mesma estrutura vocabular apresentava-se de duas diferentes maneiras em um mesmo texto ou (b) apresentava-se com rasuras. Essas flutuações de estrutura foram extraídas de textos escritos por crianças que, à época da coleta, frequentavam a segunda série do ensino fundamental. Quanto aos resultados, verificou-se que: (1) mais de um constituinte prosódico mostrouse na base das flutuações de estrutura vocabular; e (2) pelo menos um dos limites das palavras ortográficas foi mantido nas estruturas flutuantes. Esses resultados sugerem a recuperação que os escreventes fazem de informações a que têm acesso pela sua inserção em (1) práticas de oralidade e em (2) práticas de letramento.
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