A linguagem e a visão de linguagem na formação em Letras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v15i2p595-606Palavras-chave:
visão de linguagem. Língua materna. Uso linguístico. Professores de Letras.Resumo
O estudo defende que a formação de profissionais de Letras se conduza por reflexão analítica, visão crítica e percepção dos contextos interculturais, sempre com forte investidura na humanidade. Para isso invoca a necessidade de uma discussão que coloque ciência na base e história no condicionamento, bem como arte e técnica na atuação docente. Defende, também, que da universidade seja cobrada a articulação dos conceitos teóricos e dos condicionamentos em política educacional, assim como o atendimento das necessidades existentes no universo sociocultural dos níveis de base de ensino. A discussão vai a questões como: a visão escolar de linguagem e de língua; os ingredientes do trabalho escolar com a linguagem e a língua materna (metas, formação docente, grades, metodologias); a responsabilidade da condução do trabalho escolar no verdadeiro sentido da promoção da educação. Nesse último campo se oferece uma ilustração da questão. Conclui-se que é na compreensão dessa realidade que está a sustentação para formar profissionais em tal área escolar, que exige uma clara visão de linguagem e de uso linguístico.
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