Limites e articulações entre as modalidades e o mediativo como marcadores da responsabilidade enunciativa em texto acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i1p95-119Palavras-chave:
Responsabilidade enunciativa, Modalidade, Mediativo, Texto acadêmico.Resumo
Este artigo objetiva identificar, descrever e interpretar os marcadores da responsabilidade enunciativa em texto acadêmico por meio do exame das categorias das modalidades e mediativo. A abordagem teórico-metodológica que seguimos tem por base os postulados da Análise Textual dos Discursos (ATD), de acordo com as considerações de Adam (2011). Nossas discussões e embasamentos teóricos também se pautam nos estudos de Rabatel (2009), sobre a responsabilidade enunciativa, de Campos (2004) e Castilho & Castilho (2002), acerca da categoria das modalidades, de Guentchèva (1994), a respeito da categoria do mediativo, e de Neves (2012), que promove uma discussão que articula ambas as categorias. A análise mostrou que os locutores-enunciadores (L1/E1) mantêm seus pontos de vista sob a dependência do ponto de vista de enunciadores segundos (e2). Também observamos que L1/E1 expressa diferentes graus de engajamento em relação às informações relatadas, assumindo ou imputando a responsabilidade enunciativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.