O movimento linguístico discursivo na aquisição da escrita: uma abordagem dos mecanismos de junção aditivos na construção de sentidos no texto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v21i2p147-170Palavras-chave:
Aquisição da escrita, Mecanismos de junção, Heterogeneidade da escrita, Tradição discursivaResumo
Neste artigo, investigam-se os mecanismos de junção com acepção aditiva, em diferentes tradições discursivas produzidas por sujeitos em aquisição da escrita, com o objetivo de perseguir a hipótese de que o sujeito se movimenta pelo que (re)conhece como fixo e lacunar do texto, deixando rastros dessa circulação no modo escrito de enunciar. Para isso, adota-se um quadro teórico-metodológico em que a descrição da escrita infantil é pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e discursivos, que permitem o reconhecimento, na escrita, desses rastros por meio do funcionamento dos mecanismos de junção. Os resultados alcançados, a partir de uma análise qualitativo-quantitativa, evidenciam que as práticas discursivas orais, em tradições textuais que se constituem no modo falado de enunciar, estão na origem das relações estabelecidas entre o sujeito e o (seu) texto escrito, no que diz respeito aos eixos vertical e horizontal de análise dos mecanismos de junção, ilustrando o movimento linguístico-discursivo na aquisição da escrita.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.






