Efeitos da Reeducação Postural Global em escolares com escoliose
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1809-29502011000400006Palavras-chave:
postura, escoliose, menores de idadeResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do método da Reeducação Postural Global (RPG) em escolares com diagnóstico de escoliose torácica não estrutural (ETNE). Os escolares com indicativo de ETNE ao exame postural e teste de Adams negativo foram encaminhados ao exame radiográfico para comprovação diagnóstica. Foram selecionados 20 participantes (11 meninos e 9 meninas, com 10±3 anos), divididos randomicamente em dois grupos homogêneos: o que realizou o RPG (GRPG) durante 12 semanas com duração de 25 a 30 minutos cada sessão, de acordo com o que aguentou permanecer na postura; e o grupo controle (GC), sem intervenção. Após três meses, os dois grupos repetiram a avaliação postural e o exame radiográfico. Para avaliação das estatísticas, foi utilizada análise de variância (ANOVA) univariada, com medidas repetidas, seguida do Post Hoc de Tukey para identificar as possíveis diferenças intra e intergrupos. O valor de α foi de 0,05. O GRPG apresentou redução significativa no ângulo de Cobb na comparação intragrupo (Δ%=-35,100; p=0,009), mas o GC não (Δ%=9,520; p=0,789). Pode-se concluir que escolares submetidos ao método da RPG apresentaram melhora do quadro de escoliose torácica não estrutural.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Pesquisa Original
Como Citar
Efeitos da Reeducação Postural Global em escolares com escoliose . (2011). Fisioterapia E Pesquisa, 18(4), 329-334. https://doi.org/10.1590/S1809-29502011000400006