O uso de filme didático como recurso no ensinoaprendizagem da técnica de massagem miofascial

Autores

  • Luiz Francisco Cachoni Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fononoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. SP. Brasil
  • Isabela Pessa Anequini Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fononoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. SP. Brasil
  • Mariana Callil Voos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fononoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. SP. Brasil
  • Francis Meire Favero Universidade Federal de Sao Paulo. Unifesp. São paulo. SP. Brasil
  • Thiago Saikali Farcic Universidade Paulista
  • Fátima Aparecida Caromano Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fononoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. SP. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/17013425042018

Palavras-chave:

Fisioterapia, Massagem, Aprendizagem, Materiais de Ensino, Educação

Resumo

Avaliou-se o efeito de demonstrações e instruções usando filme como complemento no processo de ensino-aprendizagem de habilidades técnicas de massagem miofascial (MM). Trata-se de um estudo experimental, duplo-cego com a participação de uma fisioterapeuta professora e 60 fisioterapeutas que realizaram o curso de MM (cegos ao objetivo do estudo). O curso teve duração de 15 aulas, utilizando o livro Massoterapia clínica e aulas expositivas para o grupo A (n=30). O mesmo material e um filme didático foram propostos para o grupo B (n=30). O livro descreve e ilustra as manobras e o filme as demonstra de modo prático. Ao final do curso foi realizada avaliação por filmagem de simulação de tratamento, e repetida após dois meses para verificar a retenção. Os participantes responderam a um questionário sobre satisfação com o curso. As filmagens foram avaliadas por dois fisioterapeutas. Foram avaliados: pressão realizada, posicionamento do paciente, posicionamento do fisioterapeuta, número de manobras por músculo, localização, direção e sentido das manobras, número de repetições das manobras, segmento da mão utilizado. Cada item foi pontuado como: 1=Técnica totalmente inadequada, 2=Técnica com grande falha, 3=Técnica com pequena falha, 4=Técnica satisfatória, 5=Técnica completamente adequada. A análise de correlação intraclasse confirmou confiabilidade dos dados e mostrou diferenças entre grupos na habilidade de aplicação de MM, com melhor aprendizado e retenção pelo grupo B (p<0,05). Além disso, a utilização de filme diminuiu a duração das aulas em um terço. Concluiu-se que as instruções em filme complementaram recursos tradicionais com vantagens para o aprendizado e retenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Colossi N, Consentino A, Queiroz EG. Mudanças no contexto

do ensino superior no Brasil. Rev FAE. 2001;4(1):49-58.

Hass CM, Nicida DP. Projeto pedagógico interdisciplinar na e

para a formação do fisioterapeuta: dialogando com as diretrizes

curriculares. Teor Prát Educ. 2009;12(1):17-23.

Lima VV. Competência: distintas abordagens e implicações

na formação de profissionais de saúde. Interface – Comunic

Saúde Educ. [Internet]. 2005[cited 2018 Out. 26];9(17):369-79.

Avaliable from: http://bit.ly/2D4hKq9

Santos WS. Organização curricular baseada em competência

na educação médica. Rev Bras Educ Med. 2011;35(1):86-92. doi:

1590/S0100-55022011000100012

Masetto MT. Formação pedagógica dos docentes do ensino

superior. Rev Bras Docência Ensino Pesqui Adm. 2009;1(2):4-25.

Kaufmann SMA. Tecnologia da informação em uma instituição

de ensino superior: Fatores que influenciam sua utilização.

[Dissertação]. Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do

Sul; 2005. 112 p.

Moreira JAM, Monteiro AM. O trabalho pedagógico em cenários

presenciais e virtuais no ensino superior. Rev Educ Form Tecnol.

;3(2):82-94.

Pereira SE. Contribuições para um planejamento educacional

em ciências da saúde com estratégias inovadoras de ensinoaprendizagem. Comun Ciênc Saude. 2007;18(1):33-44.

Masetto MT. Inovação na educação superior. Interface –

Comunic Saúde Educ. 2004;8(14):197-202. doi.org/10.1590/

S1414-32832004000100018

Souza RR. Usando mapas conceituais na educação

informatizada rumo a um aprendizado significativo [Internet].

[cited 2018 Out 26]. Avaliable from: https://bit.ly/2D6Id6g

Faria PA. Psicopedagogia e ensino superior: o múltiplo e as

possibilidades de aprender e ensinar. Constr Psicopedag.

;18(16):79-93.

Magill RA. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5.

ed. São Paulo: Edgard Blucher; 2011.

Castilho LV, Lopes HS, Weinert WR. Informática na fisioterapia:

sistema multimídia de apoio aprendizado dos testes de força

muscular em fisioterapia. In: Anais do 28. Congresso da

Sociedade Brasileira de Computação; 2008 jul 12-18; Belém,

Brasil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação;

p. 101-10.

Campos BCP, Caromano FA, Tanaka C, Campos TCP. Detecção

e descrição das habilidades profissionalizantes na relação

fisioterapeuta-paciente durante massoterapia clínica. Fisioter

Mov. 2009;22(1):113-9.

Adamczyk C, Holzer M, Putz R, Fischer MR. Student learning

preferences and the impact of a multimedia learning tool in

the dissection course at the University of Munich. Ann Anat.

;191(4):339-48. doi: 10.1016/j.aanat.2009.03.003

Tonani RL. A percepção do professor acerca do uso da

informática educacional no ensino de fisioterapia [Internet].

In: Anais do 1. Seminário Nacional de Educação Profissional e

Tecnológica; 2008; Belo Horizonte, Brasil. Belo Horizonte: Cefet;

[update 2013 mar 25]; [cited 2013 mar 25]. Avaliable

from: https://bit.ly/2SnihrE

Quartiero EM. As tecnologias da informação e comunicação

e a educação. Rev Bras Informat Educ. 1999;4(1):69-74.

Schmeil MA. Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

[Editorial]. Fisioter Mov. 2013;26(3):477-8.

Marmol MT, Braga FTMM, Garbin LM, Moreli L, Santos CB,

Carvalho EC. Central catheter dressing in a simulator: the

effects of tutor’s assistance or self-learning tutorial. Rev

Lat Am Enferm. 2012;20(6):1134-41. doi: doi.org/10.1590/

S0104-11692012000600016

Silva CCBM, Carvalho SLPT, Carvalho CRF. Desenvolvimento

de um recurso didático multimídia para o ensino de higiene

brônquica. Fisioter Pesqui. 2009;16(1):76-81. doi: 10.1590/

S1809-29502009000100014

Williams B, Brown T, Archer F. Can DVD simulations provide

an effective alternative for paramedic clinical placement

education? Emerg Med J. 2008;26(5):377-81. doi: 10.1136/

emj.2008.060723

Jones I, Handley AJ, Whitfield R, Newcombe R, Chamberlain

D. A preliminary feasibility study of a short DVD-based

distance-learning package for basic life support. Resuscitation.

;75(2):350-6. doi: 10.1016/j.resuscitation.2007.04.030

Crawford D, Texter T, Hurt K, VanAelst R, Glaza L, Vander

Laan KJ. Traditional nurse instruction versus 2 session nurse

instruction plus DVD for teaching ostomy care: a multisite

randomized controlled trial. J Wound Ostomy Continence

Nurs. 2012;39(5):529-37. doi: 10.1097/WON.0b013e3182659ca3

Barker SP. Comparison of effectiveness of interactive

videodisc versus lecture-demonstration instruction. Phys Ther.

;68(5):699-703

Williams B, Brown T, Archer F. Can DVD simulations provide an

effective alternative for paramedic clinical placement education?

Emerg Med J 2009;26:377-81. doi: 10.1136/emj.2008.060723

De Vries W, Turner NM, Monsieurs KG, Bierens JJ, Koster

RW. Comparison of instructor-led automated external

defibrillation training and three alternative DVD-based training

methods. Resuscitation. 2010;81(8):1004-9. doi: 10.1016/j.

resuscitation.2014.03.153

Lee JC, Boyd R, Stuart P. Randomized controlled trial of an

instructional DVD for clinical skills teaching. Emerg Med

Australas. 2007;19(3):241-5. doi: 10.1111/j.1742-6723.2007.00976.x

Raja K. Use of videos as a medium of clinical teaching in

undergraduate physiotherapy students in India – a randomized

single blinded controlled pilot study. Ind J Physiother Occup

Ther. 2008;2(2):15-9.

Clay JH, Pounds DM. Basic Clinical Massage Therapy, Integrating

Anatomy and Treatment. 2nd ed. Philadelphia: Lippincott

Williams & Wilkins Publishers; 2003.

Fehring RJ. Validation diagnostic labels: standardized

methodology. In: Hurley ME, editor. Classification of nursing

diagnoses: proceedings of the Sixth Conference of North

American Nursing Diagnosis Association. St. Louis: Mosby C;

p. 183-90.

Likert R. A technique for the measurement of attitudes. Arch

Psychol. 1932;22(140):1-55.

Publicado

2018-11-12

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

O uso de filme didático como recurso no ensinoaprendizagem da técnica de massagem miofascial. (2018). Fisioterapia E Pesquisa, 25(4), 410-417. https://doi.org/10.1590/1809-2950/17013425042018