Aplicação do teste do esfigmomanômetro modificado na avaliação da força muscular de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Adolescentes, Crianças, Força muscularResumo
A avaliação da força muscular na população
pediátrica possibilita comparar indivíduos saudáveis
e com alguma condição de saúde, estabelecer metas de
recuperação, acompanhar os resultados das intervenções
e a evolução ao longo do tempo, além de permitir
monitorar a progressão de carga e o nível de treinamento.
O teste do esfigmomanômetro modificado (TEM)
é uma técnica que pode ser usada para mensurar a força
muscular isométrica dessa população. O objetivo do
estudo foi reunir e produzir uma síntese dos estudos que
utilizaram o TEM para mensuração da força muscular
de crianças e adolescentes, identificando os grupos
musculares e as propriedades de medida investigados
e os protocolos aplicados. A busca foi realizada nas bases
de dados MEDLINE, EMBASE, PEDro, SciELO e LILACS.
Foram selecionados estudos originais, revisados por
pares, publicados até setembro de 2021, que avaliaram
a força muscular isométrica com o uso do TEM em
crianças e adolescentes com idade entre 0 e 19 anos.
Um total de 1.610 estudos foram obtidos na busca, sendo 17
elegíveis. Destes, 12 estudos (70,6%) foram realizados com
população mista, e cinco (29,4%), somente com crianças
e adolescentes. Os grupos musculares mais avaliados
foram os adutores de quadril (47,1%) e preensão palmar
(29,4%), com predominância do esfigmomanômetro não
adaptado (47,1%) e pré-insuflação de 20mmHg (47,1%).
Apenas seis estudos (35,3%) avaliaram as propriedades
de medida do TEM. Conclui-se que existem poucos
estudos voltados à população pediátrica, o que dificulta
padronizar a aplicação do TEM na prática clínica, apesar de
o instrumento ser de fácil acesso e manuseio.
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