Adiposidade, estresse e atividade física habitual são preditores da função executiva e desempenho em tarefas de memória em crianças e adolescentes obesos
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Crianças, Adolescentes, Obesidade, MemóriaResumo
A obesidade na infância e adolescência pode
contribuir para atrasos no desenvolvimento cognitivo. Este
estudo tem como objetivo avaliar preditores que influenciam
as funções executivas e a memória em crianças e adolescentes
obesos. Foi realizado um estudo transversal com crianças e
adolescentes obesos (7-18 anos) (n=32). Foram avaliadas
funções executivas; memória episódica; memória semântica;
composição corporal; biomarcadores de inflamação; aptidão
cardiorrespiratória; estresse; nível socioeconômico; e prática
regular de exercícios físicos. Para análise dos dados, foi
realizada regressão linear (modo Stepwise), com as variáveis
com correlação significativa. Adiposidade (% gordura) e
escore z do Índice de Massa Corporal (IMC) foram associados
à pior memória episódica. Fluência verbal foi associada à
gordura visceral. No teste da Torre de Hanói, as funções de
planejamento e flexibilidade cognitiva foram associadas
à gordura visceral, enquanto o número de movimentos foi
associado à prática de esportes e exercícios físicos. A prática
regular de exercícios físicos favoreceu o planejamento
cognitivo de crianças e adolescentes obesos. O número de
erros foi diretamente associado à pontuação da children
stress scale. Concluindo, houve associação entre composição corporal, memória e funções executivas de flexibilidade cognitiva
e controle inibitório. Funções executivas e memória em crianças e
adolescentes podem estar associadas ao estresse e ao hábito de
exercícios físicos regulares, independentemente da intensidade.
Downloads
Referências
Kim HJ, Lee KJ, Jeon YJ, Ahn MB, Jung IA, et al. Relationships
of physical fitness and obesity with metabolic risk factors in
children and adolescents: Chungju city cohort study. Ann Pediatr
Endocrinol Metab. 2016;21(1):31. doi: 10.6065/apem.2016.21.1.31.
Zhang X, Liu J, Ni Y, Yi C, Fang Y, et al. Global Prevalence of
Overweight and Obesity in Children and Adolescents. JAMA
Pediatr. 2024;178(8):800-13. doi: 10.1001/jamapediatrics.2024.1576.
Guedes DP, Mello ERB. Prevalence of overweight and obesity
among Brazilian children and adolescents: systematic review
and meta-analysis. ABCS Health Sci. 2021;46:1-12. doi: 10.7322/
abcshs.2019133.1398.
Faienza MF, Chiarito M, Molina-Molina E, Shanmugam H,
Lammert F, et al. Childhood obesity, cardiovascular and
liver health: a growing epidemic with age. World J Pediatr.
;16(5):438-45. Doi: 10.1007/s12519-020-00341-9.
Sun X, Li Y, Cai L, Wang Y. Effects of physical activity interventions
on cognitive performance of overweight or obese children and
adolescents: a systematic review and meta-analysis. Pediatr
Res. 2021;89(1):46-53. doi: 10.1038/s41390-020-0941-3.
Thompson A, Steinbeis N. Sensitive periods in executive
function development. Curr Opin Behav Sci. 2020;36:98-105.
doi: 10.1016/j.cobeha.2020.08.001.
Dennis E, Manza P, Volkow ND. Socioeconomic status, BMI, and
brain development in children. Transl Psychiatry. 2022;12(1):33.
doi: 10.1038/s41398-022-01779-3.
Jain M, Passi GR. Assessment of a Modified Mini-Mental Scale
for Cognitive Functions in Children [Internet]. Indian Pediatr.
;42(9):907-12 [cited 2025 Jan 3]. Available from: https://
www.indianpediatrics.net/sep2005/907.pdf.
ABEP. Critério de classificação econômica Brasil [Internet].
São Paulo: ABEP; 2008 [cited 2025 Jan 3]. Available from:
www.abep.orgPo.
Singh SJ, Puhan MA, Andrianopoulos V, Hernandes NA,
Mitchell KE, et al. An official systematic review of the European
Respiratory Society/American Thoracic Society: Measurement
properties of field walking tests in chronic respiratory disease. Eur
Respir J. 2014;44(6):1447-78. doi: 10.1183/09031936.00150414.
Lanza FDC, Zagatto EDP, Silva JC, Selman JPR, Imperatori TBG,
et al. Reference Equation for the Incremental Shuttle Walk Test
in Children and Adolescents. J Pediatr. 2015;167(5):1057-61.
doi: 10.1016/j.jpeds.2015.07.068.
Soares LA, Lima LP, Prates ACN, Arrieiro AN, Teixeira LAC,
et al. Accuracy of handgrip and respiratory muscle strength in
identifying sarcopenia in older, community-dwelling, Brazilian
women. Sci Rep. 2023;13(1):1553. doi: 10.1038/s41598-023-28549-5.
Boake C. Edouard Claparede and the auditory verbal
learning test. J Clin Exp Neuropsychol. 2000;22(2):286-92.
doi: 10.1076/1380-3395(200004)22:2;1-1;FT286
Machado TH, Fichman HC, Santos EL, Carvalho VA, Fialho PP,
et al. Dados normativos de idosos saudáveis na prova de
fluência verbal fonêmica - FAS. Dement Neuropsychol.
;3(1):55-60. doi: 10.1590/S1980-57642009DN30100011.
Vakil E, Lowe M, Goldfus C. Performance of children with
Developmental Dyslexia on two skill learning tasks—serial
reaction time and tower of hanoi puzzle: a test of the specific
procedural learning difficulties theory. J Learn Disabil.
;48(5):471-81. doi: 10.1177/0022219413508981.
Charchat-Fichman H, Oliveira RM. Performance of 119
Brazilian Children on StrooP Paradigm-Victoria VerSion.
Arq. Neuro-Psiquiatr. 2009;67(2-8):445-9. doi: 10.1590/
S0004-282X2009000300014.
Lucarelli MDM, Lipp MEN. Validação do inventário de sintomas
de stress infantil - ISS - I. Psicol Reflex Crit. 1999;12(1):71-88.
doi: 10.1590/S0102-79721999000100005
Baecke, JA, Burema J, Frijiters JE. A short questionnaire for the
measurement of habitual physical activity in epidemiological
studies. Am J Clin Nutr. 1982;36(5):936-42. doi: 10.1093/
ajcn/36.5.936.
Mora-Gonzalez J, Esteban-Cornejo I, Cadenas-Sanchez C,
Migueles JH, Molina-Garcia P, et al. Physical fitness, physical
activity, and the executive function in children with overweight and
obesity. J Pediatr. 2019;208:50-6. doi: 10.1016/j.jpeds.2018.12.028.
Vantieghem S, Bautmans I, Guchtenaere A, Tanghe A, Provyn
S. Improved cognitive functioning in obese adolescents
after a 30-week inpatient weight loss program. Pediatr Res.
;84(2):267-71. doi: 10.1038/s41390-018-0047-3.
Zuanetti PA, Lugli MB, Fernandes ÂCP, Soares MST, Silva K.
Memory performance, oral comprehension and learning
process between children with attention deficit hyperactivity
disorder and children with anxiety disorder. Rev CEFAC.
;20(6):692-702. doi: 10.1590/1982-0216201820614218.
Fernandes AC, Viegas ÂA, Lacerda ACR, Nobre JNP, Morais
RLS, et al. Association between executive functions and gross
motor skills in overweight/obese and eutrophic preschoolers:
cross-sectional study. BMC Pediatr. 2022;22(1):1-17. doi: 10.1186/
s12887-022-03553-2.
Danieli K, Guyon A, Bethus I. Episodic Memory formation:
A review of complex Hippocampus input pathways. Prog
Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2023;126:110757.
doi: 10.1016/j.pnpbp.2023.110757.
Nyberg CK, Fjell AM, Walhovd KB. Level of body fat relates
to memory decline and interacts with age in its association
with hippocampal and subcortical atrophy. Neurobiol Aging.
;91:112-24. doi: 10.1016/j.neurobiolaging.2019.10.005.
Gaillard WD, Sachs BC, Whitnah JR, Ahmad Z, Balsamo LM,
et al. Developmental aspects of language processing: fMRI
of verbal fluency in children and adults. Hum Brain Mapp.
;18(3):176-85. doi: 10.1002/hbm.10091.
Reinert KRS, Po’e EK, Barkin SL. The relationship between
executive function and obesity in children and adolescents:
a systematic literature review. J Obes. 2013;2013:820956.
doi: 10.1155/2013/820956.
Mamrot P, Hanć T. The association of the executive functions with
overweight and obesity indicators in children and adolescents:
A literature review. Neurosci Biobehav Rev. 2019;107:59-68.
doi: 10.1016/j.neubiorev.2019.08.021.
Chen S, Jia Y, Woltering S. Neural differences of inhibitory control
between adolescents with obesity and their peers. Int J Obes
(Lond). 2018;42(10):1753-1761. doi: 10.1038/s41366-018-0142-x.
Russell G, Lightman S. The human stress response. Nat Rev
Endocrinol. 2019;15(9):525-34. doi: 10.1038/s41574-019-0228-0.
Christaki EV., Pervanidou P, Papassotiriou I, et al. Stress,
Inflammation and metabolic biomarkers are associated with
body composition measures in lean, overweight, and obese
children and adolescents. Children (Basel). 2022;9(2):1-16.
doi: 10.3390/children9020291.
Abreu PMJE, Abreu N, Nikaedo CC, Puglisi ML, Tourinho CJ, et al.
Executive functioning and reading achievement in school: a study
of Brazilian children assessed by their teachers as “poor readers”.
Front Psychol. 2014;5(550):1-14. doi: 10.3389/fpsyg.2014.00550.
Crova C, Struzzolino I, Marchetti R, Masci I, Vannozzi G, et al.
Cognitively challenging physical activity benefits executive
function in overweight children. J Sports Sci. 2014;32(3):201-11.
doi: 10.1080/02640414.2013.828849.
Zysset AE, Kakebeeke TH, Messerli-Bürgy N, Meyer AH, Stülb K,
et al. Predictors of executive functions in preschoolers: Findings
from the SPLASHY Study. Front Psychol. 2018;9(2060):1-11.
doi: 10.3389/fpsyg.2018.02060.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Almeida Freitas, Bruno Alvarenga Soares, Arthur Rocha Gomes, Túlio Pereira Alvarenga e Castro, Bethânia Alves de Avelar Freitas, Herbert Renato Coelho Gomes, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, Fernanda Cordoba Lanza, Fernanda de Oliveira Ferreira, Vanessa Amaral Mendonça, Hércules Ribeiro Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.