Perspectiva de alunos, professores e preceptores dos cursos de graduação e pós-graduação em fisioterapia sobre ensino remoto emergencial em período de distanciamento social: um estudo transversal- survey eletrônico
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Educação a Distância, Pesquisas e Questionários, Pandemia, FisioterapiaResumo
Durante o período de ensino remoto
emergencial (ERE), tornou-se crucial compreender
as percepções dos envolvidos no cenário pedagógico
nacional. Este estudo visou descrever as perspectivas
de alunos, professores e preceptores de fisioterapia
sobre o ERE durante o distanciamento social devido
à covid-19. A pesquisa foi divulgada por meio de
mídias digitais e registrou 995 acessos aos formulários,
resultando em 709 respostas válidas. A amostra incluiu
59 professores e preceptores e 650 alunos de graduação
e pós-graduação. A maioria dos participantes era do
sexo feminino (80,2%), com idades entre 20 e 34 anos
para os alunos e entre 20 e 49 anos para os professores
e preceptores, predominantemente vinculados a
Instituições de Educação Superior (IES) privadas (92%)
e da região Sudeste do país (82,9%). A confiança no uso
de plataformas digitais variou entre os grupos, com 81,4%
dos professores e preceptores relatando alta confiança,
enquanto para os alunos 58,3%. Os resultados destacaram
o impacto financeiro (86,6%), as dificuldades de acesso
às aulas (76,6%) e a preferência pelo uso contínuo de
plataformas digitais (79,5%). A participação e interação
durante as aulas foram afetadas (83,2%), assim como
o desempenho acadêmico e profissional (79,4%),
especialmente entre os professores e preceptores (79,5%).
A correlação entre a confiança no uso de plataformas
digitais e o desempenho acadêmico/profissional foi
significativa para professores e preceptores (r=0,323)
e insignificante para alunos e grupo total. A confiança
na utilização de tecnologias se mostrou fundamental
para o sucesso do ERE. Apesar dos impactos negativos
observados nas variáveis analisadas, a preferência pelo
ensino remoto foi alta.
Downloads
Referências
Preskorn SH. The 5% of the Population at High Risk for Severe
COVID-19 Infection Is Identifiable and Needs to Be Taken Into
Account When Reopening the Economy. J Psychiatr Pract.
;26(3):219-27. doi: 10.1097/PRA.0000000000000475
UNESCO. Protecting and Transforming Education for Shared
Futures and Common Humanity: A Joint Statement on the
COVID-19 Crisis. International Commission on the Futures of
Education; 2020 [cited 2024 10 08]. Available from: https://
en.unesco.org/futuresofeducation/news/internationalcommission-
releases-joint-statement-education-andcovid-
-crisis
Brasil. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Diário Oficial da
União. 2020 03 12 [cited 2024 10 08]. Available from: https://
legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=356&
ano=2020&ato=462UzYE5EMZpWT958
Bond M, Bedenlier S, Marín VI, Händel M. Emergency remote
teaching in higher education: mapping the first global online
semester. Int J Educ Technol Higher Educ. 2021;18(50).
doi: 10.1186/s41239-021-00282-x
Ministério da Educação (BR). Parecer CNE/CP nº 5/2020,
aprovado em 28 de abril de 2020. Diário Oficial da União 2020 04 28 [cited 2024 10 08]. Available from: http://portal.
mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselhonacional-
de-educacao/85201-parecer-cp-2020
Minghelli B, Soares A, Guerreiro A, Ribeiro A, Cabrita C, et al.
Physiotherapy services in the face of a pandemic. Rev Assoc
Med Bras. 2020;66(4):491-7. doi: 10.1590/1806-9282.66.4.491
Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em
estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud Psicol.
;37:e200067. doi: 10.1590/1982-0275202037e200067
Majsak MJ, Hall CA, Kirsch NR, Krencicki DB, Locke E, et al.
Physical therapy education program faculty challenges,
concerns, and priorities during the COVID-19 pandemic: looking
back and moving forward. J Phys Ther Educ. 2022;36(2):97-106.
doi: 10.1097/JTE.0000000000000228
Morrison ES, Naro-Maciel E, Bonney KM. Innovation in a Time
of Crisis: Adapting Active Learning Approaches for Remote
Biology Courses. J Microbiol Biol Educ. 2021;22(1):1-6. doi: 10.1128/
jmbe.v22i1.2341
Tsai CL, Ku HY, Campbell A. Impacts of course activities on student
perceptions of engagement and learning online. Distance Educ.
;42(1):106-25. doi: 10.1080/01587919.2020.1869525
Rieck S, Crouch L. Connectiveness and civility in online
learning. Nurse Educ Pract. 2007;7(6):25-432. doi: 10.1016/
J.NEPR.2007.06.006
Silva JB, Abreu RM. Physical therapy postgraduate education
during COVID-19 pandemic: a Brazilian perspective. Eur J
Physiother. 2021;24(5). doi: 10.1080/21679169.2021.1907616
Savkin R, Bayrak G, Bücker N. Distance learning in the COVID-19
pandemic: acceptance and attitudes of physical therapy
and rehabilitation students in Turkey. Rural Remote Health.
;21(3):6366. doi: 10.22605/RRH6366
Chesterton P, Richardson M, Tears C. Student physiotherapists
perceptions of online curriculum delivery during the COVID-19
pandemic. BMC Med Educ. 2022;22(1):1-11. doi: 10.1186/
s12909-022-03486-5
Harris PA, Taylor R, Thielke R, Payne J, Gonzalez N, et al.
Research electronic data capture (REDCap)—A metadatadriven
methodology and workflow process for providing
translational research informatics support. J Biomed Inform.
;42(2):377-81. doi: 10.1016/J.JBI.2008.08.010
Mukaka MM. Statistics corner: A guide to appropriate use
of correlation coefficient in medical research. Malawi Med J.
;24(3):69-71.
Brasil. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Diário Oficial da
União. 2018 08 15 [cited 2024 10 08]. Available from: https://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
Rossettini G, Geri T, Turolla A, Viceconti A, Scumà C, et al.
Online teaching in physiotherapy education during COVID-19
pandemic in Italy: a retrospective case-control study on students’
satisfaction and performance. BMC Med Educ. 2021;21(456).
doi: 10.1186/s12909-021-02896-1
Ng L, Seow KC, Macdonald L, Correia C, Reubenson A, et al.
eLearning in physical therapy: lessons learned from transitioning
a professional education program to full elearning during
the COVID-19 pandemic. Phys Ther. 2021;101(4):pzab082.
doi: 10.1093/ptj/pzab082
Rajab MH, Gazal AM, Alkattan K. Challenges to Online
Medical Education During the COVID-19 Pandemic. Cureus.
;12(7):e8966. doi: 10.7759/cureus.8966
Rossettini G, Turolla A, Bjorg Gudjonsdottir·, Kapreli E,
Salchinger B, et al. Digital entry-level education in physiotherapy:
a commentary to inform post-COVID-19 future directions.
Med Sci Educ. 2021;31:2071-83. doi: 10.1007/s40670-021-01439-z
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gislene Gomes da Silva, Alessandra Narciso Garcia, Diego Galace de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.