Dados antropométricos de pré-escolares da cidade de São Paulo

Autores

  • Raquel Aparecida Casarotto
  • Edson Aparecido Liberti

DOI:

https://doi.org/10.1590/fpusp.v1i1.75035

Palavras-chave:

Antropometria, métodos, Ergonomia, Fisioterapia, Pré-escolar

Resumo

Um banco de dados antropométricos pode ser de grande utilidade à adequação de projetos arquitetônicos e desenho industrial. Espaços escolares, mobiliário infantil, louça sanitária para crianças poderiam ser melhor projetados se informações antropométricas fossem disponíveis. Assim, neste estudo realizaram-se medidas de 18 variáveis antropométricas em 400 crianças, 200 do sexo feminino e 200 do sexo masculino na faixa etária de 4 a 7 anos, que freqüentavam as pré-escolas da rede pública municipal de São Paulo, no Estado de São Paulo, no período de julho a novembro de 1992. Através de tratamento estatístico, obteve-se a média, o desvio padrão e os percentis 5, 50 e 95% de cada variável. Compararam-se estas medidas com as da população inglesa da mesma faixa etária e com um conjunto cadeira-mesa encontrado em uma das escolas, observando-se diferenças significativas entre as medidas nas variáveis altura do cotovelo e largura do quadril. Com relação ao conjunto cadeira-mesa, somente as crianças próximas do percentil 100% poderiam utilizá-lo adequadamente.

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Biografia do Autor

  • Raquel Aparecida Casarotto

    Professora Assistente do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Edson Aparecido Liberti
    Professor Doutor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dados antropométricos de pré-escolares da cidade de São Paulo. (1994). Fisioterapia E Pesquisa, 1(1), 27-33. https://doi.org/10.1590/fpusp.v1i1.75035