Síndrome de burnout em acadêmicos de fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i2.75857Palavras-chave:
estafa profissional/epidemiologia, estudantes, fisioterapia, qualidade de vida.Resumo
Burnout refere-se a um fenômeno de desgaste profissional, facilmente observável em profissionais e acadêmicos que prestam assistência contínua. O objetivo deste estudo foi o de verificar a prevalência da síndrome de burnout em acadêmicos do 4o ano de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o Maslach Burnout Inventory, devidamente traduzido e validado para o Brasil. Os dados foram analisados estatisticamente. A amostra constituiu-se de 51 acadêmcos, sendo 40 mulheres e 11 homens, com idade entre 20 e 27 anos. Nos resultados do inventário de burnout foram encontrados escores moderados nos indicadores exaustão emocional e despersonalização, apontando sinais de estresse condizentes com a síndrome. No estágio, os alunos desenvolvem suas atividades em contato direto com pacientes e ficam submetidos às exigências da supervisão e avaliação docente. Além disso, lidam com várias situações da prática profissional para as quais não desenvolveram formas de enfrentamento adequadas.Downloads
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Publicado
2007-08-31
Edição
Seção
Pesquisa Original
Como Citar
Síndrome de burnout em acadêmicos de fisioterapia. (2007). Fisioterapia E Pesquisa, 14(2), 35-39. https://doi.org/10.1590/fpusp.v14i2.75857