Análise do Cordel no ensino de Geografia: visão da periferia e a violência urbana

visión de la periferia y violencia urbana

Autores

  • Julia Gabriela Lessa de Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leandro Vieira Cardoso da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Kelly Barradas Moreno Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167885

Palavras-chave:

Cordel, Periferia, Violência

Resumo

O artigo tem como propósito compreender as dinâmicas que constituem a periferia e a violência construída a partir de oficina de elaboração de cordéis numa turma de 7º ano no CIEP 439 - Luiz Gonzaga Júnior, Luiz Caçador, SG-RJ. Esta dinâmica foi realizada a partir do Projeto de Extensão de Oficinas Escolares de Geografia, a qual é desenvolvida com a temática Geografia, Literatura e Artes. Como resultado, percebemos que a grande maioria dos Cordéis relatara diferentes tipos de violência sofridas no local onde vivem, e com isso, nos motivou a aprofundar no tema para entender este processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julia Gabriela Lessa de Queiroz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

  • Leandro Vieira Cardoso da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BARROS, Dilsom; BARBOSA, Vilma de Lurdes Barbosa. A literatura de cordel no ensino de geografia. X Encontro de Extensão Universitária. Paraíba: UFPB, 2008.

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, et all. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa. Campinas, SP: Papirus, 2002.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L.S. (Org). Formação de professores: concepções e práticas em geografia Goiania: E.Vieira, p. 31-33, 2006.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. 4ª tiragem. Tradução: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil-População: Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18314-trabalho-e-rendimento.html>. Acesso em: mai. 2019.

MARINHO, Ana; PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.

ROLIM, Marcos. A formação de jovens violentos: para uma etiologia da disponibilidade violenta, 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2014. . Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102225 Acesso em: 18 jul. 2019.

ROSA, Daniel Pereira. São Gonçalo, Divisão do Trabalho na Metrópole e a Formação da Nova Periferia Metropolitana. Tamoios, ano IV, nº1, 2010.

SILVA, Jailson de Souza; BARBOSA, Jorge Luiz. As favelas como territórios de reinvenção da cidade. In: BARBOSA, Jorge Luiz; DIAS, Caio Gonçalves (org.), Solos Culturais. Rio de Janeiro: Observatório de favelas, 2013, p. 29.

Downloads

Publicado

2020-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise do Cordel no ensino de Geografia: visão da periferia e a violência urbana: visión de la periferia y violencia urbana. (2020). Revista Geografia Literatura E Arte, 2(2), 15-30. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167885