Análise do Cordel no ensino de Geografia: visão da periferia e a violência urbana
visión de la periferia y violencia urbana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2020.167885Palavras-chave:
Cordel, Periferia, ViolênciaResumo
O artigo tem como propósito compreender as dinâmicas que constituem a periferia e a violência construída a partir de oficina de elaboração de cordéis numa turma de 7º ano no CIEP 439 - Luiz Gonzaga Júnior, Luiz Caçador, SG-RJ. Esta dinâmica foi realizada a partir do Projeto de Extensão de Oficinas Escolares de Geografia, a qual é desenvolvida com a temática Geografia, Literatura e Artes. Como resultado, percebemos que a grande maioria dos Cordéis relatara diferentes tipos de violência sofridas no local onde vivem, e com isso, nos motivou a aprofundar no tema para entender este processo.
Downloads
Referências
BARROS, Dilsom; BARBOSA, Vilma de Lurdes Barbosa. A literatura de cordel no ensino de geografia. X Encontro de Extensão Universitária. Paraíba: UFPB, 2008.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos, et all. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa. Campinas, SP: Papirus, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L.S. (Org). Formação de professores: concepções e práticas em geografia Goiania: E.Vieira, p. 31-33, 2006.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. 4ª tiragem. Tradução: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil-População: Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18314-trabalho-e-rendimento.html>. Acesso em: mai. 2019.
MARINHO, Ana; PINHEIRO, Hélder. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.
ROLIM, Marcos. A formação de jovens violentos: para uma etiologia da disponibilidade violenta, 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2014. . Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102225 Acesso em: 18 jul. 2019.
ROSA, Daniel Pereira. São Gonçalo, Divisão do Trabalho na Metrópole e a Formação da Nova Periferia Metropolitana. Tamoios, ano IV, nº1, 2010.
SILVA, Jailson de Souza; BARBOSA, Jorge Luiz. As favelas como territórios de reinvenção da cidade. In: BARBOSA, Jorge Luiz; DIAS, Caio Gonçalves (org.), Solos Culturais. Rio de Janeiro: Observatório de favelas, 2013, p. 29.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Julia Gabriela Lessa De Queiroz, Leandro Vieira Cardoso da Silva, Kelly Barradas Moreno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.