Espaço Cultural Vila Esperança / Escola Pluricultural Odé Kayodê:Território de arte, educação e presentificação da mitologia Iorubá

Autores

  • Haroldo Nélio Peres Campelo Filho Instituto Federal de Goiás
  • Robson Max de Oliveira Souza Espaço Cultural Vila Esperança

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210130

Palavras-chave:

território, educação, decolonial

Resumo

Este artigo pretende provocar a reflexão sobre como o Mito atua na intersecção entre os interesses sociais, o imaginário arquetípico-cultural e a realidade histórica, fazendo parte efetiva nas respostas às perguntas primordiais e existenciais dos seres humanos e determinante nos jogos simbólicos e identitários dos grupos culturais. Estende essa reflexão ao conceito de território educativo como uma construção realizada nas interações escola/ comunidade.

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Biografia do Autor

  • Haroldo Nélio Peres Campelo Filho, Instituto Federal de Goiás

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História(PPGH) da Universidade Federal de Goiás(UFG).

  • Robson Max de Oliveira Souza, Espaço Cultural Vila Esperança

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – PROLAM, da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-01-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Espaço Cultural Vila Esperança / Escola Pluricultural Odé Kayodê:Território de arte, educação e presentificação da mitologia Iorubá. (2024). Revista Geografia Literatura E Arte, 4(2), 31-50. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210130