Interprofissionalidade entre design, engenharia e saúde (ides): soluções colaborativas em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i1.209342

Palavras-chave:

Interprofissionalidade, Gestão de Projetos, COVID-19, Produto Médico-hospitalar

Resumo

A gestão de equipe interprofissional ao longo do processo de desenvolvimento de projetos é dinâmica e complexa, ao depender do segmento na qual está sendo projetado, do contexto do projeto e envolve o trabalho de diferentes profissionais. Uma das dificuldades dos gestores está na mensuração do engajamento dos profissionais envolvidos no projeto, tendo como referência as ações realizadas a cada procedimento, por meio da relação dos indicadores: influência e participação. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o engajamento de uma Equipe Interprofissional de projeto no desenvolvimento de um produto médico-hospitalar no contexto da COVID-19, formada por profissionais do Design, Engenharia e Saúde. Para isso, foi realizado um estudo aplicado com objetivo descritivo com abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos de pesquisa-ação, no qual foi organizado em três fases: a primeira envolveu o planejamento do projeto, a segunda o relato do desenvolvimento do projeto, ambas a partir do Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos, e a terceira com a mensuração e análise do engajamento dos profissionais no projeto, com base no Modelo Genérico do Registro de Pessoas Interessadas. Os resultados indicam que dos 21 procedimentos utilizados no projeto, em 17 (80.9%) houve o engajamento de todos os profissionais envolvidos, tomando como referência os valores atribuídos qualitativamente pelo gestor de design. Esta pesquisa apresentou questões importantes a serem consideradas ao planejar e gerenciar um projeto de produto com equipe interprofissional, as quais podem ser utilizadas como referência em outros projetos com contextos similares. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • César Nunes Giracca, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Engenharia Biomédica, Mestre em design, gestão e tecnologia pela UFSC, Doutorando em engenharia de produção na UFSC, com conhecimento em produtos médicos hospitalares e engenharia clinica. Especialista em compósitos de carbono com testes regulamentais internacionais avaliativos. Conhecimento em normativas (inter)nacionais. Conhecimento avançado em eletrônica desde o minucioso como criação de dispositivos projetos IOT até grandes estruturas elétricas prediais. Doutorando no PPGEP (engenharia de produção) Campus UFSC Florianópolis. , atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia Clinica, Engenharia de produtos medico hospitalares, manutenção de redes e microcomputadores, no setor de automóveis em geral. Colaborador Cientifico no NGD/LDU Núcleo de gestão e design Laboratório de Usabilidade situado na UFSC.

  • Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Estagio Sênior na Universidad Politécnica de Valencia (UPV Espanha - CAPES). É pesquisador CNPq (PQ1A), foi Coordenador do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e foi é Coordenador Adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES AUD). Líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design e membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA).

  • Diogo Pontes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Design (Bolsista CAPES) da Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Pesquisador do Núcleo de Gestão de Design & Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU). Graduado em Design de Produtos pela Universidade Federal de Campina Grande (2016); Especialista em Design de Interiores pela UniFACISA (2018). Mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (2019) e ex-colaborador no Laboratório de pesquisa em tecnologias 3D (LT3D), vinculado ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (2019). Tenho experiência na gestão de processo e desenvolvimento de novos produtos e serviços (equipamento médico-hospitalar, dispositivos de tecnologia assistiva e reabilitação, equipamentos para instalação comercial e mobiliário residencial), com abordagem centrada no humano, com ênfase na instrumentação tecnológica das etapas de levantamento de dados, criação, prototipação e implementação. Tenho interesse de projetos e pesquisas que vinculem o Design de Produtos, Inovação, Tecnologias, Ergonomia e Gestão de Projetos/Design.

  • Nicole Morem Pilau Moritz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Médica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), especialista em Anestesiologia no Hospital Municipal São José, HMSJ (2010). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

  • Michel Maximiano Faraco, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Enfermagem (UFSC, 2002) e em Gestão Hospitalar (UNOPAR, 2017). Pós Graduado em Gestão dos Serviços de Enfermagem (UFSC, 2004), MBA em Gestão Hospitalar (FURB, 2008), Enfermagem em Terapia Intensiva (UFSC, 2009), Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (IEP/HOSP SÍRIO LIBANÊS, 2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN/UFSC, 2013). Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN/UFSC, 2020). Membro do grupo PRÁXIS/UFSC - Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem. Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem/UFSC - Modalidade Profissional.

  • Giselle Schmidt Alves Diaz Merino, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Pesquisadora CNPq (PQ 2) na área de Desenho Industrial. Professora do Departamento de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina e do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós Doutora em Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina com estágio na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2017). Doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto e Processo na linha de pesquisa de Metodologias de Projeto de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design na linha de Gestão de Design, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Desenho pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Cursos na Universidade de Salamanca (Espanha). Coordenadora de Projetos do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório de Design e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina desde o ano de 2000. Ministra disciplinas de: Gestão de Design; Design Centrado no Ser Humano; Ergonomia e Usabilidade em Produtos e Serviços; Metodologias de Projeto de Design; Projeto de Embalagem; Tecnologias Assistivas, dentre outras. Orienta alunos de graduação e pós-graduação em níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Membro da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA), projetos em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (Terapia Ocupacional e Engenharia), Universidade Federal da Paraíba (Design).

  • Laíse Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

    Médica formada pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999) e residência médica pela Hospital Municipal São José (2002). Atualmente, Anestesiologista da Universidade Federal de Santa Catarina, Médica do Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária e Anestesiologista da clínica Ciência — Palhoça.

  • Diogo Vinicius de Melo Destro, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Médico Anestesiologista do Hospital Universitário de Santa Catarina (HU/UFSC).

  • Irandir Izaquiel Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Design com ênfase em Tecnologia, na linha de pesquisa em Gestão de Design, com foco na Ergonomia e Design Centrado do ser Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) . Graduado em Design pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Membro do Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi monitor bolsista da disciplina de Teoria e Técnicas dos Materiais da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como Aluno apoiador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba. Foi Representante Estudantil do Centro Acadêmico Angélica Acioly do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba. Foi estagiário voluntário do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência em Projeto de Produto, Design Inclusivo e Universal, Tecnologia Assistiva, Instrumentação Tecnológica, Ergonomia, Usabilidade, Design Sustentável e Moda.

  • Erika Danielly Florêncio Pereira Muniz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa de Gestão de Design. Pesquisadora no Núcleo de Gestão de Design e do Laboratório e Usabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - NGD-LDU/UFSC. Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na linha de pesquisa de Informação, Comunicação e Cultura. Graduada em Design de Produto pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participou durante a graduação do Projeto Design em Foco, que buscava promover o Design por meio de oficinas direcionadas aos alunos do ensino médio nas escolas públicas da cidade de Rio Tinto-PB. Possui experiência em Design de Moda, Projeto de Produtos e na Temática Indígena Brasileira, com ênfase na etnia Potiguara da Paraíba.

Referências

ADAM, Mary B et al. Implementation research and human-centered design: how theory-driven human-centered design can sustain trust in complex health systems, support measurement and drive sustained community health volunteer engagement. Health Policy And Planning, [S.L.], v. 35, n. 2, p. 150-162, 1 nov. 2020. http://dx.doi.org/10.1093/heapol/czaa129.

ALOUSTANI, S.; ATASHZADEH-SHOORIDEH, F.; ZAGHERI-TAFRESHI, M.; NASIRI, M.; BARKHORDARI-SHARIFABAD, M.; SKERRETT, V. Association between ethical leadership, ethical climate and organizational citizenship behavior from nurses’ perspective: a descriptive correlational study. BMC Nursing, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2020. https://doi.org/10.1186/s12912-020-0408-1.

BACK, Nelson et al. Projeto Integrado de Produtos: planejamento, conceituação e modelagem. Barueri: Manole, 2008.

BROWN, T. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Harper Business, 2009.

CAMARGO, Marta. Gerenciamento de Projetos: fundamentos e prática integrada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

COSTA, Diogo Pontes. Organização e sistematização de um conjunto de procedimentos: uma proposta de auxílio à prática projetual do design. 2023. 297 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023. Available at: https://bu.ufsc.br/teses/PGDE0246-T.pdf. Access: 2 maio 2023. 10.13140/RG.2.2.10980.76168.

GARRIGOU, A. et al. Critical review of the role of PPE in the prevention of risks related to agricultural pesticide use. Safety Science, [S.L.], v. 123, p. 104527, mar. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ssci.2019.104527.

LÖBACH, B. Design industrial: Bases Para a Configuração dos Produtos Industriais. São Paulo: Editora Edgard Blüchers Ltda., 2001.

MAGALHÃES et al. A pandemia de covid-19 e seu impacto na cirurgia. Revista HMJMA, v. 3, n. 01, p. 28-33, 2022. https://doi.org/10.54257/2965-0585.v3.i1.3.

MATZIOU, Vasiliki et al. Physician and nursing perceptions concerning interprofessional communication and collaboration. Journal of Interprofessional Care, [S.L.], v. 28, n. 6, p. 526-533, 8 jul. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.3109/13561820.2014.934338.

MANZINI, Enzo. Quando todos fazem Design: uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo: Unisinos, 2017.

MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: NGD/UFSC, 2016. Available at: https://ngd.ufsc.br/godp/ . Acsess 12 abr. 2020

MERINO, Eugenio A. D.; COSTA, Diogo P.; GIRACCA, Cesar N.; MERINO, Giselle S. A. D. Desenvolvimento de um projeto Centrado no Humano no contexto da Pandemia: Laringoscópio descartável com câmera", p. 2011-2033. In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022. ISSN 2318-6968, https://doi.org/10.5151/ped2022-5539960.

MOZOTA, B. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil) (org.). COVID19: Painel Coronavírus. 2020. Available at: https://covid.saude.gov.br/. Acsess: 27 abr. 2020.

Project Management Institute (PMI). PMBOK – A guide to the Project Management Body of Knowledge. 7. ed. Newtown Square: Project Management Institute, Inc., 2021.

QUINTÃO et al. The Anesthesiologist and COVID-19. Brazilian Journal of Anesthesiology (English Edition), Volume 70, Issue 2, March–April 2020, Pages 77-81. https://doi.org/10.1016/j.bjan.2020.03.002

SCHULMANN, Denis. O Desenho Industrial. Campinas: Papirus, 1994.

SILVA, E. L. da. MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

VIANNA, M. et al. Design Thinking Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2011.

World Health Organization (2020). Rational use of personal protective equipment (PPE) for coronavirus disease (COVID-19): interim guidance. 19 March 2020a. Available at: < https://apps.who.int/iris/handle/10665/331498>. Acsess 20 de fev. 2022.

World Health Organization (WHO). Infection Prevention and Control for the safe management of a dead body in the context of COVID-19. 24 de março de 2020b. Available at: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331538/WHO-COVID-19-lPC_DBMgmt-2020.1-eng.pdf>. Acsess 23 de fev. 2022.

GOLDMAN, Joanne; XYRICHIS, Andreas. Interprofessional working during the COVID-19 pandemic: sociological insights. Journal Of Interprofessional Care, [S.L.], v. 34, n. 5, p. 580-582, 24 ago. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13561820.2020.1806220.

JONES, Tobie A.; VIDAL, Graciela; TAYLOR, Cynthia. Interprofessional education during the COVID-19 pandemic: finding the good in a bad situation. Journal Of Interprofessional Care, [S.L.], v. 34, n. 5, p. 633-646, 18 ago. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13561820.2020.1801614.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Department of Human Resources for Health. Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Geneva: WHO, 2010.

SY, Michael et al. Doing interprofessional research in the COVID-19 era: a discussion paper. Journal Of Interprofessional Care, [S.L.], v. 34, n. 5, p. 600-606, 27 jul. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13561820.2020.1791808.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GIRACCA, César Nunes et al. Interprofissionalidade entre design, engenharia e saúde (ides): soluções colaborativas em tempos de pandemia. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 187–211, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i1.209342. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/209342.. Acesso em: 29 jun. 2024.