Análise de modelos de maturidade para medição da implementação do Building Information Modeling (BIM)
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.167253Palavras-chave:
Métricas de avaliação, Implementação, MensuraçãoResumo
O Building Information Modeling (BIM) é considerado uma inovação disruptiva, pois modifica profundamente as soluções técnicas de uma organização. A implementação desta inovação, no entanto, é repleta de desafios. Avaliar o desenvolvimento da implementação BIM pela medição da maturidade pode auxiliar as organizações, que passam a conhecer as próprias competências e a identificar os próximos passos evolutivos. Porém, diante de diversos modelos de maturidade desenvolvidos internacionalmente, não há estudos que comprovem a aplicabilidade dessas ferramentas no contexto brasileiro. Desta forma, a presente pesquisa objetiva analisar três modelos - BIM Assessment Profile, BIM Maturity Matrix e VDC Scorecard - para disseminar o uso dessas ferramentas. Procedimentos comparativos e de estudos de campo foram os métodos de pesquisa utilizados. Os modelos foram examinados com base na análise das métricas e dos princípios básicos, aplicados em nove organizações da AEC de Curitiba-PR, distinguidas as particularidades de aplicação, e por fim, foram apontadas as características de qualidade de cada um. Os resultados mostram que todos apresentam questões processuais, técnicas e de pessoas. O BIM Assessment Profile apresenta qualidades básicas, simples e flexíveis, adequado a organizações que estão em estágios iniciais de adoção do BIM. O BIM Maturity Matrix, também de caráter básico, simples e flexível, é indicado para organizações pequenas ou médias. Já o VDC Scorecard, o mais complexo, apresenta características básicas, descritivas e prescritivas, e apesar de ser o menos flexível, é o mais abrangente. As aplicações práticas geraram resultados ao identificar o grau de maturidade BIM das empresas e projetos avaliados.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Luciana de Oliveira Lima, Rodrigo Eduardo Catai, Sergio Scheer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




