“Eu sou uma alucinação na ponta de teus olhos”: leitura de poesias na Biblioteca Roberto Piva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.151811Palavras-chave:
Roberto Piva, São Paulo, Poesia contemporânea, Leitura de poesia, Poema contemporâneoResumo
Este artigo desenvolve uma abordagem visual dos encontros para a leitura de poesias de obras presentes na Biblioteca Roberto Piva, localizada no centro de São Paulo. Através de fotografias realizadas durante os encontros, trechos de poemas e uma descrição do ambiente, o (a) leitor(a) é convidado(a) a participar da roda de leitura e da paisagem urbana da qual o poeta paulista Piva fazia parte.
Downloads
Referências
Barthes, Roland. 1984. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Baudelaire, Charles. 2010. O pintor da vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Bazin, André. 1991. Ontologia da imagem fotográfica. In: O cinema – ensaios. São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, Walter. 1994. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense.
Biro, Adam e Réné Passeron. 1982. Dictionnaire général du Surréalisme et de ses environs. Paris: PUF.
Bittencourt, Luciana. 1998. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais, org. Bela Feldman-Bianco e Míriam L. Moreira Leite, 197-212. Campinas: Papirus.
Brossa, Joan. 2006. Sumário astral. São Paulo: Amauta Editorial.
Circuito Polifônico. 2014. Estúdio Lâmina. SP Cultura. http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/espaco/635/ (acessado em 20/11/2017).
Clifford, James. 1998. Sobre o surrealismo etnográfico. In A experiência etnográfica, 132-78. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
Cohn, Sérgio (org.). 2009. Roberto Piva. Rio de Janeiro: Beco do Azougue.
Costa, Cacilda Teixeira da. 2005. Wesley Duke Lee: um salmão na corrente taciturna. São Paulo: Alameda Edusp.
Eliade, Mircea. 1970. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes.
Haro, Rodrigo de. 2011. Folias do ornitorrinco. Florianópolis: Editora da UFSC.
Hatherly, Ana. 1980. Poesia: 1958-1978. Lisboa: Moraes Editores.
Hungria, Camila e Renata D’Elia. 2011. Os dentes da memória: Piva, Willer, Franceschi, Bicelli e uma trajetória paulistana de poesia. Rio de Janeiro: Azougue Editorial.
Kolyniak, Gabriel. 2017. Biblioteca Roberto Piva. https://bibliotecarobertopiva.wordpress.com/ (acessado em 9/9/2018).
Le surréalisme à São Paulo. 1965. In La Brèche: action surréaliste, 126-8. Paris: Le terrain vague.
Lima, Ricardo. 2005. Entrevista: Roberto Piva. Germina: revista de literatura e arte. http://www.germinaliteratura.com.br/literatura_out05_roberto piva1.htm (acessado em 11/2/2019).
McClure, Michael. 1974. September blackberries. New York: New Directions Books.
Mendes, Murilo. 1959. Poesias, 1925/1955. Rio de Janeiro: J. Olympio.
Moraes, Eliane Robert. 2006. A cintilação da noite. In Mala na mão e asas pretas (obras reunidas volume 2), Roberto Piva. São Paulo: Globo.
Navas, Adolfo. 2017. Fotografia e poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu Editora.
Paixão, Fernando. 2013. Poema em prosa: problemática (in)definição. Revista Brasileira, 75.
Pavam, Rosane. 2016. O fervor poético nas estantes. Carta Capital, set. 2016: 8-9.
Piva, Roberto. 2005. Um estrangeiro na legião (obras reunidas volume 1). São Paulo: Globo.
Piva, Roberto. 2006. Mala na mão e asas pretas (obras reunidas volume 2). São Paulo: Globo.
Piva, Roberto. 2008. Estranhos sinais de Saturno (obras reunidas volume 3). São Paulo: Globo.
Piva, Roberto. 2009. Paranoia. São Paulo: Instituto Moreira Salles.
Sontag, Susan. 2016. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.
Szymborska, Wislawa. 2011. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras.
Weintraub, Fabio e Reynaldo Damazio. 2001. Entrevista com Roberto Piva. Site do Memorial da América Latina. http://www.memorial.org.br/cbeal/arte-em-palavras/roberto-piva/entrevista-com-roberto-piva/ (acessado em 10/2/2019).
Willer, Claudio. 2005. Uma introdução à leitura de Roberto Piva. In Um estrangeiro na legião (obras reunidas volume 1), Roberto Piva. São Paulo: Globo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.