Projeto de Criação do Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental - Instituto de Geociências/USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p1-11Palavras-chave:
Geociências, educação ambiental, Licenciatura, Educação em GeociênciasResumo
O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental tem duração de 4 anos, 40 vagas e é um novo curso, noturno, criado em 2003, no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. O licenciado formado difundirá o conhecimento integrado da natureza, destacando a ligação entre a história da vida e história geológica da Terra e as relações dos fenômenos naturais com os conteúdos abordados pela Física e pela Química, estendendo os processos naturais terrestres para a esfera da vida cotidiana da humanidade atual, e fazendo a ligação, portanto, dos processos naturais com os problemas ambientais. O profissional atuará na educação escolar, no ensino fundamental, médio e técnico, e não escolar, que abrange atividades em centros de educação ambiental ligadas ao planejamento com preocupações ecológicas, como museus, centros de Ciência, bibliotecas, parques, associações civis, ONGs, empresas ligadas ao planejamento de atividades de turismo com preocupações ecológicas ou com programas de educação ambiental. Sua atuação suprirá a lacuna de conhecimento sobre a Terra, materiais e processos geológicos e riscos urbanos, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes no uso e ocupação do meio natural e sensíveis aos problemas ambientais. Este artigo apresenta com detalhes o projeto de criação deste curso, seus objetivos, sua estruturação, enfatizando a importância das Geociências para a educação, em geral, e para a educação ambiental, em particular.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-09-01
Edição
Seção
nao definida
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Toledo, M. C. M. de, Macedo, A. B., Machado, R., Martins, V. T. de S., Riccomini, C., Santos, P. R. dos, Silva, M. E. da, & Teixeira, W. (2005). Projeto de Criação do Curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental - Instituto de Geociências/USP . Geologia USP. Publicação Especial, 3, 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p1-11

