O Papel da História da Exploração Aurífera em Ouro Preto e a Formação de Professores de Geologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p89-96Palavras-chave:
História da ciência, Textos históricos, Atividades didáticas, Exploração auríferaResumo
A reflexão sobre a realidade em que se dá o ensino de Ciências no Brasil nos mostra uma forte ênfase em atividades docentes que procuram dotar os egressos de habilidades e competências próximas da de um cientista. Este fato não é prerrogativa apenas nossa. Autores familiarizados com outros padrões culturais discutem este tema. Sugerem uma mudança no enfoque para o ensino de Ciências. O ensino de Geologia, aqui entre nós, privilegia em sala de aula o relato da prática científica, apresentado pelos livros-texto. Geralmente é apresentada uma Ciência idealizada, ou então, bem menos comum, uma forte ênfase é dada ao ensino de Geologia de campo e práticas experimentais onde o experimento e os seus resultados são apresentados ao aluno como auto-evidentes. Com o objetivo de discutir com potenciais professores de Geologia em cursos de nível médio e nos primeiros semestres da Universidade, o papel da Epistemologia e da História da Geologia no ensino desta Ciência, e de sugerir alternativas de como ensinar, foi proposto um estudo, dentro da disciplina Metodologia de Ensino da Geologia - do Curso de Especialização em Gemologia, no DEGEO/UFOP. Para isso, foi planejada uma unidade de ensino relativo à aplicação da História da Geologia ao ensino. O propósito do presente trabalho é apresentar os resultados da análise feita do processo de ensino proposto. A escolha da história da exploração aurífera em Ouro Preto como objeto privilegiado para a construção de atividades facilitou a compreensão das metodologias de produção do conhecimento científico geológico, assim como ampliou as possibilidades de compreensão do papel da Epistemologia e História da Geologia para o ensino desta Ciência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-09-01
Edição
Seção
nao definida
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Menezes, M. G. de. (2005). O Papel da História da Exploração Aurífera em Ouro Preto e a Formação de Professores de Geologia . Geologia USP. Publicação Especial, 3, 89-96. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p89-96

