Estratégia e Propostas Alternativas para Mudanças Curriculares do Curso de Graduação em Geologia da USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v4i0p11-21Resumo
Este trabalho discute a estratégia para a reforma curricular do curso de Geologia da Universidade de São Paulo e apresenta duas propostas alternativas: uma que considera a mesma base curricular vigente e outra que considera uma base curricular diferente. A primeira proposta mantém o formato da estrutura curricular seriada em ciclos de disciplinas (básico, específico, aplicado), porém introduz a interdisciplinaridade (disciplinas de conteúdo temático) e a flexibilizaçãoo curricular no final do curso (disciplinas de conteúdo complementar), e propõe a incorporação no ciclo básico - ao lado de Matemática, Estatística, Física, Química, Biologia e Geologia Geral - de disciplinas como Teoria e Método, Economia e Planejamento, Administração e Relações Humanas. A segunda proposta propõe repensar a estrutura curricular do curso de Geologia a partir de novos paradigmas, paradigmas estes que devem estar em sintonia com as novas formas de organização de trabalho e de abordagem dos problemas nas empresas. Nesta proposta, os conteúdos curriculares são organizados e desenvolvidos segundo eixos (em geral, trás), sendo um deles o eixo principal do curso. A proposta é exemplificada pelo curso de Gestão Ambiental da USP Leste, cuja concepção curricular segue trás eixos: ciências de gestão ambiental, ciências da natureza e ciências humanas. Ao longo do curso estes eixos são articulados por meio de disciplinas relacionadas com grandes temas da área ambiental designadas Resolução de Problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).

