Mineralogia: Disciplina Básica e Profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v4i0p47-51Resumo
O presente artigo discute a importância da Mineralogia no currículo de graduação (bacharelado) em Geologia, analisando em particular a situação no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Esta discussão foi desencadeada por possíveis mudanças que podem ocorrer nos campos tradicionais de atuação do geólogo, com base em nova resolução do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) R1010. A Mineralogia é uma disciplina do segundo ano do curso de graduação em Geologia e é tradicionalmente considerada como uma disciplina básica. Entretanto, além de servir de base para Petrologia, Mapeamento Geológico, Geologia Econômica, entre outras disciplinas, a Mineralogia abre possibilidades concretas no campo profissional. Uma formação sólida em Mineralogia dá ao geólogo condições de aceitar desafios profissionais surpreendentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).

